terça-feira, 23 de novembro de 2010

Superando com as Músicas

A letra da música: "Como os nossos pais", faz com que pensemos demasiadamente na vida! Não que seja ruim viver como os nossos pais, aliás é um orgulho. Esta frase vem na mente quando filosofamos muito!
Quando jovens, certamente, muitos questionaram: meus avós viveram em plena segunda guerra mundial e nada fizeram para acabar com o holocausto! Meus pais eram adultos capazes em pleno regime militar e nada fizeram para mudar a repressão e o autoritarismo! Agora perguntamos, e nós, o que estamos fazendo para mudar as grandes injustiças presentes em nosso mundo contemporâneo? Nada! Continuamo sendo os mesmos e vivendo como nossos pais, avós, bisavós, etc......
O que faz as pessoas perderem a força de lutar? Idade? Não! Decepções ocorridas ao longo da vida? Sim. Quando ficamos mais velhos, já acumulamos perdas, decepções, traições e tudo isso nos torna mais cépticos, sem nenhuma vocação para heróis, mais adeptos daquela pasmaceira, que abominávamos há anos atrás do que a qualquer ação para salvar o mundo!!!
Entendemos as letras das músicas que cantávamos, com maior profundidade: "...ainda somos os mesmos e vivemos.....", "...ideologia, eu quero uma prá viver....", ".... o que foi feito da vida, o que foi feito do amor....". Perguntamos: "De que adiantou os grandes feitos da humanidade? foram realmente grandes feitos, quais consequencias tiveram? A Princesa Isabel libertou os escravos, mas os negros lutam por igualdade até hoje! Santos Dumont não sabia que sua invenção serviria como arma de guerra! Cristo veio ao mundo e o que fizeram com ele? Será que os fins justificam os meios?"
Pensando assim vem um mar de depressão que na verdade não ajuda em nada, só faz com que momentos preciosos de nossas vidas sejam desperdiçados!
Em meio a tudo isso, vem a poesia de Renato Russo em Perfeição: "....venha, meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa, só a verdade nos liberta, chega de maldade...." e o apelo de Raul Seixas " .....basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo....", ou ainda Milton Nascimento:".... mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter sonho, sempre....!
Temos momentos de fraquezas sim, mas quando caminhamos com "Fé", sabemos que "Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé da vida". Essa marca é a "Esperança" que nos move sempre! Quem sabe um dia as pessoas deixarão de lado o egocentrismo, a maldade, a discórdia e pensarão no bem comum, de verdade!
Sempre a Música é nossa companheira, portanto saudamos com carinho em nossa Porto Feliz a "Semana da Música"!