terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OMISSÕES



Quando menina nas minhas aulas de Catequese aprendi uma oração que deveria ser rezada no momento do ato penitencial. A oração chama atenção quando diz que pecamos por pensamentos, palavras, atos e OMISSÕES!
Quantas vezes somos OMISSOS com fatos evidentes que nos rodeiam apenas porque não queremos partir para a defesa dos demais! Assim, envolvidos em nossa rede de conforto assistimos "atrocidades e humilhações" serem feitas e não reagimos, permanecemos inertes.
É assim que os grandes psicopatas ganham forças, somos nós que os fortalecemos quando diante das nossas fraquezas optamos pelo comodismo e deixamos com que lentamente eles tomem conta de tudo.
Só iremos acordar no dia que as "atrocidades e humilhações" acontecerem conosco.
Não podemos esquecer que OMISSÃO é pecado, e nós somos pecadores quando assistimos erros serem cometidos e ficamos calados! Nunca pense que você está fazendo o certo optando pelo silêncio. O estilo mudo, cego e surdo infelizmente é um dos piores e sua omissão dará espaço para que o mal esteja cada dia mais presente na vida das pessoas.

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.

Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.

Como não sou comunista, não me incomodei.

No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.

Como não sou católico, não me incomodei.

No quarto dia, vieram e me levaram;

já não havia mais ninguém para reclamar".

Martin Niemöller – pastor luterano alemão – 1933 (data presumida)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

FACEBOOK - Positivo ou Negativo? ATÉ MAIS!

Amanhã estaremos iniciando a Quaresma, um período de penitência e reflexão. O amanhecer do Domingo de Páscoa nos remete a um novo tempo, onde renascemos com o Cristo ressuscitado! Pensando nisso decidi mudar alguns hábitos na minha vida cotidiana e um deles será não conectar o facebook durante a quaresma!
Resolvi fazer isso porque será uma penitência, afinal de contas é interessante saber o que está acontecendo, o que as pessoas estão fazendo, falar com os amigos, enfim, eu gosto do facebook. Contudo a experiência será significativa porque  estou usando grande parte do meu tempo livre nisso. Será que isso é positivo ou negativo?
Quando eu debutei nas redes sociais foi porque a Geovana, minha sobrinha, insistiu para que eu fizesse "orkut" para ela, em seguida logo encontrei outra rede social, mais limpa, com um pessoal mais adulto e aprovei o facebook. Hoje sem dúvida é um dos maiores meios de comunicação que temos.
Porém acredito que o facebook está com seus dias contados igual ao orkut pelo mesmo motivo: a  vulgarização! Eu sei que errei quando fui aceitando todo mundo como amigo, achando que poderia ser algum "ex-aluno" e no pacote vieram pessoas estranhas e pouco refinadas que estão poluindo a rede com vulgaridades e coisas tolas.
O mais interessante foi um dia que prestei uma homenagem a uma pessoa querida por ocasião do seu aniversário e uma "amiga do face" postou nos comentários "xingamentos" à minha pessoa homenageada!!! Santo Deus, foi o cúmulo da vulgaridade!
Muitas vezes me questiono, quantos livros eu teria lido no tempo que perdi com "postagens idiotas", comentários insignificantes. Será que eu não deveria estar usando o tempo dando mais atenção à minha mãe e ao meu marido? Neste momento tenho 1703 amigos no meu facebook...será que realmente eu tenho todos esses amigos????? E aqueles que são amigos no face, mas encontram com você na rua e não olham para o seu lado!!!!
Contudo sentirei falta das postagens dos amigos de verdade, das fotos históricas, das coisas boas que estão sendo realizadas. Será uma penitência e uma experiência e no Domingo de Páscoa decidirei se voltarei ou não! Por enquanto continuo com meu blog http://simonemotaalmeida.blogspot.com e meu twitter http://twitter.com/simone_motalmei 
Até mais Facebook....