sábado, 30 de outubro de 2010

ESCOLA "PROF. DOMINGOS DE MARCO" RECÉM INAUGURADA E JÁ COM MUITA HISTÓRIA!

Tenho um projeto que estou iniciando agora. Seu nome é "RELATOS DA EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ". Como já estou quase completando meio século de vida, tenho muitos relatos prontos para escrever, guardados em minha mente. Pretendo realizar um trabalho através de artigos, convidando outras pessoas para participarem com suas contribuições. Teremos um blog especial para isso, mas vou iniciar no meu próprio blog contando uma história recentemente vivida por mim. A escola mais nova do município será a primeira a fazer parte dos relatos, a EMEF "Prof Domingos de Marco".
Como é bom acompanhar todo o processo de criação de uma instituição e se identificar com ela. Desde outubro de 2008, quando ainda responsável pela então Diretoria de Educação e Cultura de Porto Feliz, idealizamos a escola do bairro Bepim.
Estava acontecendo um ato político para as eleições de prefeito e vereador na Praça 13 de maio no Jardim Excelsior, quando encontrei com o prefeito Cláudio Maffei e disse que precisava com urgência que ele assinasse o projeto de ampliação da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, porque em 2010 não haveria mais como atender os alunos daquela região. Ele pediu para que eu pensasse um pouco e me perguntou: "_Construir outra escola mais próxima da Vila Progresso não é melhor?" Foi assim que abortei o processo de ampliação da EMEF Vereador!
Conhecendo muito bem a Vila Progresso e seus bairros adjacentes, por ter nascido e residido lá até os vinte e cinco anos de idade, achei que o prefeito tinha razão. Mas construir a escola onde?
No dia seguinte, acompanhada do meu marido e maior colaborador Prof. Miguel Arcanjo de Almeida, encontrei o então diretor de obras do município Everaldo Lisboa Monteiro e expliquei para ele a idéia do prefeito e que eu estava de acordo e que precisava apenas do local.
Everaldo como sempre batalhador, juntamente com o Miguel, sairam em busca do local e naquela mesma tarde já tinham encontrado duas áreas institucionais, uma no Bairro Bepim e outra na Vila Marteli, que unidas daria um espaço suficiente para abrigar o projeto.
Como já estava no fim do ano partimos para o projeto. No meu antigo local de trabalho, sentamos eu, Everaldo e o Miguel e passamos as informações para a empresa. Eu queria todos os espaços, salas suficientes para não sobrecarregar com muitos alunos cada sala, salas de apoio, sala de reuniões, biblioteca ampla e sala de informática também bastante ampla. O Miguel passou os detalhes do que chamou de "quadra-teatro" e o Everaldo deu inúmeras instruções técnicas.
A escola teria que esperar mais um tempo, pois a dotação existente era o suficiente somente para a construção da EMEF Profª. Zilda Tomé de Moraes no bairro Bambú. Noentando no início de 2009 os vereadores da oposição criaram problemas com o projeto da escola Zilda já no muro e teríamos que aguardar o processo para iniciar a construção, foi quando numa reunião com o prefeito eu disse:"_Eles nos deram um limão, vamos fazer uma limonada, vamos iniciar as obras da escola do Bepim!"
Foi assim que encaminhei o processo com o projeto já pronto para a licitação. Em meados de março de 2009 deixei a diretoria, mas o Miguel continuou o processo. Tudo que é burocrático demora muito, mas já em meados de 2009 o prefeito encaminhou o projeto de lei criando a escola e dando a ela o nome de "EMEF Professor Domingos de Marco".
Prof. Domingos de Marco, foi uma pessoa que trabalhou pela educação do município, foi professor, diretor de escola, supervisor de ensino e diretor de educação e cultura , seu nome foi aprovado por unanimidade.
Começamos a organizar a escola burocraticamente. Eu como diretora substituta da EMEF Zilda, acumulei a direção das duas escolas a partir de setembro, respondendo também pela EMEF Domingos. Assim veio a remoção com um corpo docente maravilhoso e eu junto, é claro, queria meu lugar efetivo lá!. Vieram os ingressantes e a relação dos alunos que lá seriam matriculados.
Já estávamos no segundo semestre de 2009, quando percebemos que a escola não ficaria pronta e ano letivo não espera, tem dia para começar e dia para terminar. Foi então que num ato de competência o Prof. Miguel Arcanjo, encontrou uma solução para o problema.
A central de alimentos teria que sair do prédio onde estava para resolver alguns problemas técnicos existentes no local. Lá já havia funcionado, a diretoria de educação e cultura, a escola do Sesi, assim era só adaptar o espaço com uma reforma e transportar os alunos diariamente. Quis o destino que as nossas atividades iniciassem no lugar onde Prof. Domingos exerceu a função de diretor de educação e cultura.
Foi uma loucura, a empresa entregou a obra faltando apenas 14 horas para a chegada dos alunos. Mas conseguimos organizar o local. Enquanto isso a sede da escola estava em processo de construção.
Dia 11 de fevereiro chegaram os alunos, 310 ao todo. Chegaram também os professores contratados e os funcionários.
Permanecemos na sede provisória até o dia vinte e cinco de setembro de 2010, tivemos problemas com o transporte e quando mudamos para a sede permanente encontramos lá algumas deficiências que brevemente seriam resolvidas.
Fizemos história na nossa antiga sede, mas a sede nova é muito linda. Assim nossos alunos estão felizes e gostam da sua escola.
Numa explosão de alegria rosa e preto no dia 28 de outubro, uma tarde ensolarada como nunca vi antes, contando com a presença da família do Prof. Domingos de Marco, com o Prefeito Claudio Maffei e autoridades, com dois ex-prefeitos Prof. Erval Steiner e Prof. Luíz Antônio de Carvalho Neto, e com muitos amigos ilustres do Prof. Domingos, realizamos a inauguração da nossa escola.
Estamos muito felizes, estamos agora contruindo um projeto pedagógico dos sonhos de todos os educadores. Pedimos a Deus que nos proteja hoje e sempre e que de lá saiam homens e mulheres dignos e honestos com a tarefa de tornar nossa Porto Feliz o melhor lugar do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário