domingo, 24 de janeiro de 2016

DE QUEM É A CULPA

Publicado no Jornal Tribuna das Monções no dia 03/04/2015



DE QUEM É A CULPA?

Eu aprendi observando as atitudes da minha mãe que os problemas existem para serem enfrentados e resolvidos. Sempre que surgia alguma dificuldade ela tomava frente da situação e partia em busca de soluções, sem nunca adiar as ações, culpar o outro, adotar estratégias enganosas ou usar medidas paliativas.
Caro leitor, problema é coisa difícil, mas se existe e está impedindo os avanços temos que fazer o possível para resolvê-los. Infelizmente a maioria das pessoas não age assim, quase sempre fazem tudo ao contrário, adiam as decisões e os problemas vão se acumulando até que chega um momento que as coisas “estouram”!
Essa reflexão veio em minha mente após ouvir trechos da última Sessão de Câmara. O assunto era a lista de irregularidades existentes no município, que foram apontadas pelo Ministério Público. Alguns vereadores da oposição culpavam a atual administração por não estar resolvendo os problemas e alguns vereadores da situação culpava o governo anterior porque os problemas não foram resolvidos no passado!
Como se vê, as pessoas perdem mais tempo atribuindo culpa aos outros do que buscando soluções! Tomar a responsabilidade para si e buscar alternativas é sinal de inteligência! Problemas sempre existiram e sempre existirão! Cada qual no seu tempo e pressupõe-se que quem está no poder tem a capacidade de resolvê-los.
Portanto cabe aos ocupantes do poder executivo elaborar projetos para corrigir os erros apontados e cabe aos legisladores analisar os projetos e votar de forma imparcial, sem compactuar com estratégias enganosas ou medidas paliativas, pensando única e exclusivamente no bem estar da população.
John F. Kennedy disse no século passado: “Não vamos tentar consertar a culpa do passado, vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”. Sessões de Câmara são muito importantes e o povo sabe disso! Mesmo não estando presentes na Casa Legislativa, muitos munícipes a acompanham através dos meios de comunicação. Acompanharei a próxima sessão de Câmara e espero que ao invés de ficar discutindo DE QUEM É A CULPA, os Senhores Vereadores legislem buscando o melhor para o povo de Porto Feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário