sexta-feira, 29 de março de 2013

Meio Século de Vida - Parte II


Uma mudança muito grande notada neste meio século de vida é a relação das pessoas com algumas datas religiosas. Hoje, Sexta-feira Santa, passei o dia refletindo sobre isso.
Recordo-me quando criança que Semana Santa era celebrada quase que a semana toda. Já na quarta-feira a partir das 12 horas as pessoas entravam em vigília e oração. O silêncio era grande e as pessoas tinham que ficar tristes, como se estivessem perdendo um ente querido. Não podia ouvir música, comemorar algo, rir, brincar, nada era permitido.
Na Quinta-Feira Santa, ninguém trabalhava, diziam que era desrespeito. Foi nos anos 90 que o feriado deixou de existir, meus antepassados diziam que não podíamos trabalhar, se divertir, comprar, passear, era só igreja e nada mais.
Haviam muitos exageros, mas era vivida uma verdadeira Semana Santa. Hoje o que vemos, muitos esperando ansiosos pela Sexta-feira Santa para ir para a praia, inventar um passeio, ou qualquer outra coisa parecida.Isso também não faz sentido!
São os extremos, dos exageros ao quase nada ou nada. Do excesso de respeito ao desrespeito total!

domingo, 24 de março de 2013

Meio Século de Vida - Parte I

Gostaria de iniciar a série "Meio Século de Vida" dizendo que tudo é muito diferente daquilo que imaginamos. Quando adolescentes traçamos caminhos, estabelecemos metas e regras para nós mesmos, mas depois de algum tempo percebemos que não é nada disso, a vida é muito diferente.
Muitas vezes esperamos ser felizes de uma forma, não somos daquele jeito, mas somos de outro. A vida é como um piano, como as teclas brancas e as teclas negras se misturam e juntas entoam a melodia, coisas boas vêm juntas com coisas ruins e juntas escrevem a história de nossas vidas.
Problemas, existem, mas também existem os presentes de Deus que não esperamos e vêm e não compreendemos direito os porquês das coisas, mas São Paulo já dizia: "agora vemos em partes, mas então veremos face a face", e isso é a vida!
Meu maior sonho era ter pelo menos quatro filhos, eu achava que minha mãe teve poucos, só dois, eu queria mais. Não tive nenhum! Mas não me martirizei por isso, percebi que minha missão é outra. Ganhei uma sobrinha que amo como filha.
Mudamos muito com o decorrer dos anos, o que antes tinha valor, hoje não tem mais e o que antes não fazia parte da vida, hoje faz. Decidi não ficar fazendo muitos planos, seguir dando sempre o melhor de mim e ter muita fé em Deus.
Nossa vida é uma passagem, uma experiência que faz parte de algo tão complexo que é simples. Estamos vivendo aqui como um sonho, só assim se explica aquela saudade que sentimos de coisas que nunca vivemos e de imagens que nos lembramos de lugares onde nunca fomos. Quando retornarmos, entenderemos tudo.
Viver é muito bom e meio século não basta, tem que ter mais meio e Deus haverá de me dar, tenho fé! 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Seja bem-vindo PAPA FRANCISCO

Tive uma sensação muito boa hoje a tarde quando vi o novo Papa. Seu nome Francisco, trouxe uma alegria dentro do coração, por lembrar São Francisco de Assis, um santo que nos ensinou a amar a  vida e tudo o que tem vida e principalmente amar a Natureza.
Acredito que a igreja esteja entrando num novo tempo, onde a humildade, a simplicidade e o amor pela vida seja a marca maior do pontificado de Francisco, já demonstrada por ele quando pediu para o povo o abençoar.
Francisco que Deus esteja contigo para conduzir este povo.

Minha homenagem ao novo PAPA :

Doce é sentir em meu coração
Humildemente vai nascendo o amor.
Doce é saber não estou sozinha
Sou uma parte de uma imensa vida.
Que generosa reluz em torno a mim
Imenso dom do seu amor sem fim.
O céu nos deste e as estrelas claras
Nosso irmão sol, nossa irmã a lua
Nossa mãe terra com frutos, campos, 
Flores, Fogo e o vento, o ar e a água pura
Fonte de vida de tua criatura.
Imenso dom do seu amor sem fim
Imenso dom do seu amor sem fim.

domingo, 10 de março de 2013

EL VALOR QUE NO SE VE

Hoje acordei me sentindo como a letra da música a seguir, mas meu anjo Miguel Arcanjo, me deu forças e eu voltei a acreditar...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Na minha vida tranquila de quem nunca sofreu e nem viu ninguém sofrer por ser mulher, é fácil dizer: "Não sei porque comemorar o Dia Internacional da Mulher, isso só faria sentido se existisse o Dia Internacional do Homem".
Nunca vivi em ambiente de discriminação feminina, quem mandava na minha era minha mãe, meu pai era comandado. No trabalho e na escola sempre liderei, os meninos nunca conseguiram competir comigo. Conquistei muito respeito e não tenho problemas de discriminação, pelo contrário, onde convivo costumam sempre levar em conta minhas opiniões e eu me sinto igual a eles!
Apesar desse clima de igualdade fui educada para ser uma perfeita dona de casa, minha mãe me ensinou as tarefas domésticas muito cedo, meu enxoval começou a ser feito com onze anos de idade e sempre eu ouvia nas conversas que minha mãe tinha com as vizinhas que o correto era encontrar um moço bom e casar para não ficar desamparada!
Casei porque quis, não por amparo, pois sempre me sustentei sozinha, meu marido é uma pessoa maravilhosa e aqui em casa vivemos em igualdade, não temos quaisquer problema. Todavia acredito que para muitas mulheres não deve ter sido nada fácil e o dia de hoje tem muito a comemorar.
Para sentir um pouco o peso do sofrimento feminino basta assistir um filme que retrate o passado, veremos atos absurdos de homens que faziam de suas mulheres escravas e objeto, apenas em troca de um prato de comida e uma casa para morar. Alguns chegavam a maltratar as mulheres se o filho gerado não fosse homem, como se as pobres coitadas tivessem culpa.
Outro exercício de compreensão é ler um livro que fale sobre as mulheres em outras sociedades. Jamais me esquecerei do livro "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseine que conta a história de duas mulheres que vivem em nossos tempos no Afeganistão. É simplesmente de chorar, dá vontade de largar tudo aqui e ir lá lutar para que isso mude! Dá "nojo" daqueles homens!!! Não existe felicidade, as mulheres do primeiro casamento logo são deixadas de lado porque chega a "segunda esposa". A segunda esposa é sempre uma mulher jovem que é obrigada a casar-se com um "homem velho". Só lendo esses e outros livros para sentir! Lembram dias desses da menina que quase morreu porque queria estudar? É lamentável, neste mundo muitos homens precisam mudar e tratar as mulheres com carinho e dignidade.
Qual o motivo de não ter mulheres no "Conclave"? Absurdo, não, a igreja também tem que mudar! Lembrem-se que mulheres participaram da formação da primeira Igreja de Cristo e elas sempre estiveram presentes em todos os momentos importantes narrado pela Bíblia Sagrada.
Enfim minhas amigas, que não sofreram como eu e as que já sofreram e sofre por ser mulher, feliz Dia das Mulheres para nós e que um dia a igualdade que vivo e sinto seja de todas!

sábado, 2 de março de 2013

REFLEXÕES

Estou digitando uma postagem imbecil porque não sei exatamente sobre o que falar. Nos últimos dias estou refletindo sobre muitos temas, mas nenhum veio com tanta força a fim de ter sentido, mas como a vontade de escrever é maior, vou tentar expressar um pouco do que sinto, pequenas frases, desconectas mas que futuramente se transformarão em ampla reflexão. 
I - Como Educação é um tema que não sai da minha cabeça, tenho refletido muito sobre o papel do Diretor de Escola. Vemos escolas fantásticas serem reduzidas a nada e também escolas destruídas e desacreditadas tornarem centros de excelência, graças ao entusiasmo e comprometimento do diretor;
II - A imagem, diz tudo. Cuidar da aparência, do que fala, dos seus atos podem mudar uma história. Se você pensa que ninguém está te observando, engano seu, uma frase mal dita agora pode transformar o seu futuro amanhã;
III - Estou quase completando cinquenta anos. Viver meio século significa ter conhecido, convivido e desfrutado de um mundo e hoje estar em outro. Melhorou ou piorou? Melhorou muito. Pretendo traçar um paralelo das mudanças que presenciei e provar que nós só estamos piores em termos de "valores", o que significa muito, mas tenho fé que conseguiremos reverter isso também!
IV -  Os males da alma sempre estão presente em minhas reflexões, os seres humanos têm reações muitas vezes inesperadas. No dia que compreendermos o Universo existente dentro de cada um, acharemos a chave da felicidade!
V - E por falar em felicidade a chave para viver bem é algo muito simples: colocar-se no lugar do outro sempre...;
VI - O Papa está certo em renunciar ou não? As vezes acho que sim, outras vezes que não!!!!
VII - Coloque muito amor e uma dose de paixão em tudo que você fizer para que sua vida tenha sentido e deixe de ser desenxabida. Nunca faça nada apenas para "cumprir tabela" e se a vida lhe deu um limão tenta transformar em limonada!
Sinta-se sentado no banco da paisagem que ilustra esta postagem e também faça suas reflexões!