Na minha vida tranquila de quem nunca sofreu e nem viu ninguém sofrer por ser mulher, é fácil dizer: "
Não sei porque comemorar o Dia Internacional da Mulher, isso só faria sentido se existisse o Dia Internacional do Homem".
Nunca vivi em ambiente de discriminação feminina, quem mandava na minha era minha mãe, meu pai era comandado. No trabalho e na escola sempre liderei, os meninos nunca conseguiram competir comigo. Conquistei muito respeito e não tenho problemas de discriminação, pelo contrário, onde convivo costumam sempre levar em conta minhas opiniões e eu me sinto igual a eles!
Apesar desse clima de igualdade fui educada para ser uma perfeita dona de casa, minha mãe me ensinou as tarefas domésticas muito cedo, meu enxoval começou a ser feito com onze anos de idade e sempre eu ouvia nas conversas que minha mãe tinha com as vizinhas que o correto era encontrar um moço bom e casar para não ficar desamparada!
Casei porque quis, não por amparo, pois sempre me sustentei sozinha, meu marido é uma pessoa maravilhosa e aqui em casa vivemos em igualdade, não temos quaisquer problema. Todavia acredito que para muitas mulheres não deve ter sido nada fácil e o dia de hoje tem muito a comemorar.
Para sentir um pouco o peso do sofrimento feminino basta assistir um filme que retrate o passado, veremos atos absurdos de homens que faziam de suas mulheres escravas e objeto, apenas em troca de um prato de comida e uma casa para morar. Alguns chegavam a maltratar as mulheres se o filho gerado não fosse homem, como se as pobres coitadas tivessem culpa.
Outro exercício de compreensão é ler um livro que fale sobre as mulheres em outras sociedades. Jamais me esquecerei do livro "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseine que conta a história de duas mulheres que vivem em nossos tempos no Afeganistão. É simplesmente de chorar, dá vontade de largar tudo aqui e ir lá lutar para que isso mude! Dá "nojo" daqueles homens!!! Não existe felicidade, as mulheres do primeiro casamento logo são deixadas de lado porque chega a "segunda esposa". A segunda esposa é sempre uma mulher jovem que é obrigada a casar-se com um "homem velho". Só lendo esses e outros livros para sentir! Lembram dias desses da menina que quase morreu porque queria estudar? É lamentável, neste mundo muitos homens precisam mudar e tratar as mulheres com carinho e dignidade.
Qual o motivo de não ter mulheres no "Conclave"? Absurdo, não, a igreja também tem que mudar! Lembrem-se que mulheres participaram da formação da primeira Igreja de Cristo e elas sempre estiveram presentes em todos os momentos importantes narrado pela Bíblia Sagrada.
Enfim minhas amigas, que não sofreram como eu e as que já sofreram e sofre por ser mulher, feliz Dia das Mulheres para nós e que um dia a igualdade que vivo e sinto seja de todas!