domingo, 31 de agosto de 2014

MARINA - Por Caetano Veloso


"MARINA PRESIDENTE. Quanta coisa se mexe com esse grito! A segunda mulher presidente e - detalhe de grande força que não tem sido lembrado - o primeiro postulante de pele escura. Com seus elegantes traços, resultado óbvio da mistura de cafusos com mamelucos, Marina, além de vir do coração da Amazônia (onde a lei faz quase desesperados esforços para instalar seu império), da luta ao lado de Chico Mendes, da fase heróica do PT, ela significará a chegada de evidentes fenótipos negros no posto da Presidência da República. Isso não é pouco. Sentirei orgulho (todos sentiremos coisas diferentes sobre o Brasil) ao ver seu rosto representando nosso país nas imagens que se espalharem pelo mundo. Mas há mais. Muito mais. O tom digno com que Marina mantém, desde sua útlima tentativa eleitoral majoritária, a determinação de levar à frente os avanços conquistados por FH e Lula. A coerência íntima com que ela se manifesta ao longo dos anos (que é diferente do mero repetir a mesma coisa). Sou dos que sempre quiseram que o país aproveitasse o que essa sucessão de lutadores pela democracia nos legou. Eu já disse em entrevista que, diferentemente de alguns amigos esquerdistas, não tenho rejeição pelos economistas de base liberal que se acercam de Marina. Pelo contrário, dado o conteúdo do primeiro livro de Eduardo Gianetti, "Vícios privados, benefícios públicos?", em que o ponto de interrogação define o liberalismo crítico que se expande pelas páginas que não deixam de lado nem mesmo o suspeito desprezo da filosofia europeia pelo homem tropical, e também dos últimos escritos de André Lara Resende, em que a obsessão com o crescimento perene é posta em cheque, não vejo por que jogar fora a liderança de uma mulher com esse histórico sobre técnicos que são também pensadores. Vou votar em Marina como votei em Lula em 2002. E, mais, como votei em Marina em 2010. Chorei na cabine no momento Lula (havia toda a simbologia da chegada dele à presidência e demasiadas complexidades em minha vida). Senti felicidade ao votar em Marina em 2010: saber que contribuía para fazer forte a marca de sua presença no imaginário nacional!... Agora, vejo o momento Marina. Irresistível. Cheio de promessas e insinuações. É a sociedade brasileira se movimentando para crescer com dores suportáveis. O que está à nossa frente é a nossa respeitabilidade como nação. Recusar isso seria estar cego para toda luz."

sábado, 23 de agosto de 2014

ACONTECEU Nº 3

Meus amigos, o tempo passa e as coisas acontecem:

  • Começou a campanha eleitoral pela TV e conforme prevíamos a palhaçada está de volta. Depois, quando os políticos são mal vistos não sabem o motivo! Pior que isso é a aversão que as pessoas de bem têm para concorrer a cargos eletivos com medo de serem vistos da mesma forma. Enquanto isso os despreparados ocupam o poder!
  • A Marina Silva virou a mira do PSDB e do PT. Antes estava tudo quieto, agora ela começou sofrer os ataques também!
  • Para mim demorou, Drª Rogéria aguentou muito tempo na Secretaria de Saúde! Para trabalhar com o nosso prefeito só é possível se você não tem nenhum objetivo além de querer o cargo apenas para sua satisfação pessoal.  Estão dizendo que a despedida foi feia! Será que o "tchau" que ela deu para ele foi mais leve ou mais pesado do que o meu? Tenho minhas dúvidas!
  • Outra pérola que li na Tribuna das Monções de hoje foi a justificativa do prefeito para a demissão da Vandelice: ele achou a remuneração dela alta demais! Era assim mesmo que ele fazia cada vez que eu tentava melhorar a situação do pessoal da educação. Para ele a remuneração de todo mundo é alta demais! Agora eu pergunto: e a remuneração dele?  É alta demais também? 
  • Um passarinho me contou que conseguiram perder a verba federal destinada para a construção da Escola de Ensino Fundamental do Altos do Jequitibá! Seja qual for o motivo alegado pelo FNDE sempre existe um argumento. Teria que "bater" lá em Brasília e argumentar! A menos que a falha tenha sido perca de prazos por parte da prefeitura. Daí meu amigo, só Deus na causa! E quem sai perdendo??? O contribuinte!
  • Quem disse que não pode haver retrocesso? Há alguns anos quando aumentava a demanda escolar os responsáveis saiam construindo salas de aula em qualquer terreno vazio no entorno da escola. Além de descaracterizar as escolas ainda aumentava a demanda de maneira desordenada e dificultava o trabalho da gestão escolar. Assim aconteceu com algumas escolas estaduais e também com algumas da rede municipal. Como é vivendo que se aprende chegamos a conclusão que os alunos têm que ficar perto de casa, que as escolas têm que ser menor, distribuídas por nível de ensino e adaptada para a faixa etária que será o público alvo. Como dizem, parece que está havendo um retrocesso e os "puxadinhos" estão de volta!
  • Eu li a Coluna do Leitor da Tribuna das Monções dessa semana onde um ex-prefeito, que tem ódio mortal por apostilas, fala a respeito de um caminhão carregado de livros que foram para um tanque de uma fábrica de papel para serem reciclados. Coisa estranha, parece que ele se referia a Porto Feliz. Isso não aconteceu porque nossa rede não participava do PNLD, então não foram comprados livros para nós. Mas, pelo que tudo indica o atual prefeito, afilhado político desse ex-prefeito irá implantar as "odiadas" apostilas no próximo ano. Se acontecer o que estão dizendo vai ser muito engraçado! Vamos aguardar!
  • Como não estou aqui somente para criticar, gostaria de parabenizar o programa da Secretaria da Saúde denominado "É melhor em casa". A equipe é fantástica e está dando um apoio muito grande para nós aqui em casa, que estamos cuidando da minha mãe que se encontra acamada! Obrigada pessoal, sem vocês tudo seria muito mais difícil!
        Por hoje chega, sábado que vem tem mais!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AMIZADES ACIMA DA POLÍTICA

Querido amigos, estou montando meu voto e assim que eu o tiver pronto vou expor nas redes sociais assim como todos estão fazendo! Tenho esse direito, afinal de contas sou cidadã assim como esses senhores que estão exibindo seus candidatos e humilhando os candidatos dos outros. Humilhar os candidatos dos outros, isso eu não farei!
Peço que me respeitem e eu os respeitarei! Contudo não gostaria que acontecesse como em 2012. Por conta das eleições quase perdi alguns amigos de muitos anos. Se não fôssemos suficientemente adultos para passarmos por cima de algumas situações desconfortáveis, fatalmente essas amizades preciosas teriam se perdido por nada.
Em 2012 vivíamos eleições municipais, o que justificaria os nervos acirrados. Mesmo assim me arrependo porque fui enganada pelos líderes da campanha que apoiei! Prometeram-me trabalhar pelo bem do povo de Porto Feliz, pela qualidade da saúde, da educação e o que estão fazendo? Desespero-me em saber que lutei para eleger o pior governo da história de Porto Feliz!
Por essa experiência frustrante não quero me indispor com vocês meus amigos que votarão na Dilma, que votarão no Aécio ou em qualquer outro candidato. Amo todos vocês e nossa amizade está acima de qualquer divergência política.
Quanto às eleições, parecia que tudo estava indo da forma como esperávamos PT e PSDB se digladiando, enquanto os outros candidatos corriam como um azarão. Mas com a tragédia que levou o candidato Eduardo Campos fazendo com que sua vice Marina Silva passasse a ser candidata à presidência tudo mudou.
Já na primeira pesquisa Marina Silva demonstrou que vai dar muito trabalho podendo deixar um deles fora do segundo turno e ainda vencer as eleições. Os analistas políticos dizem que pode ter sido o efeito da comoção devido à morte do candidato Eduardo Campos, mas eles se esqueceram de que Marina Silva conquistou aproximadamente 20 milhões de votos em 2010 e seus eleitores estavam compondo uma demanda reprimida que ainda não tinha decido em quem votar.
Votei em Marina Silva em 2010 e votarei novamente! O PT e o PSDB já demonstrou que entendem muito de corrupção. O que vai acontecer caso ela vença? Não sei! Só sei que foi a opção que me restou diante das demais.  Votar no PSDB depois de receber um presídio de presente não dá e votar no PT depois de todos os desvios, muito menos ainda!
Por isso meus amigos, repeito acima de tudo e que vença o melhor!

sábado, 16 de agosto de 2014

Aconteceu nº 2

Muita coisa aconteceu durante a semana:
  • Inacreditável a notícia da quarta-feira dia 13 de agosto, o avião do candidato Eduardo Campos sofreu um acidente e nenhum passageiro resistiu. Agora vamos saber qual era a verdadeira intenção do PSB, se homologarem a candidatura de Marina Silva como cabeça da chapa é porque tinham boas intenções, caso contrário ficará claro que só queriam usar o nome dela e tentar transferir os votos de 2010 que a candidata obteve para o Eduardo Campos. Caso a Marina Silva seja confirmada candidata, eu pergunto: que destino? Tantos "partidinhos inexpressivos" foram homologados. Todos nós sabemos que fizeram  de tudo para que o Rede Sustentabilidade não conseguisse homologação com a finalidade de evitar a candidatura da Marina e o que aconteceu agora? Pulguinha atrás da orelha do Aécio e da Dilma! E os petistas entraram em desespero, a ordem agora é "metralhar" a Marina a qualquer custo...
  • Muitos porto-felicenses reclamaram dos preços dos alimentos nas barracas da Festa de Agosto. Pelo o que disseram realmente o valor estava exorbitante. Tudo bem, comprou quem quis. Como dizia a minha mãe: "se você não tem dinheiro não saia de casa"!
  • Em Porto Feliz a motosserra continuou trabalhando. É lógico que o ambiente fica mais claro, mais limpo, mas e o meio ambiente? Parece que esse pessoal fugiu das aulas de biologia! Um passarinho me contou que no meio da devastação dois ipês foram sacrificados!
  • Nossos vizinhos de Itu, continuam sofrendo com a falta d'água. Fico imaginando se isso estivesse acontecendo aqui em Porto Feliz, que sofrimento! O povo revoltado organizou uma passeata no dia de hoje. Estão revoltado com a administração e com os políticos da cidade. Eu acho que os políticos não têm culpa pela falta de chuva, mas têm culpa pela falta de planejamento. Quem assume cargos públicos tem que ter visão de futuro e planejar a questão do abastecimento. Quero deixar bem claro que não sou mais petista, mas, se Porto Feliz estivesse dependendo apenas do Ribeirão Avecuia, como estaríamos?
  • Estou preocupada com os rumos dos investimentos da educação de Porto Feliz. Um outro passarinho me contou que tem 3 milhões "sobrando" e precisa ser "gasto" até o final do ano. Isso me preocupa porque em educação não se "gasta", se investe e com planejamento! Se não foi investido é porque não houve planejamento, sendo assim, vão sair gastando e gastando mal. Enquanto isso a nova escola de ensino fundamental  fica no papel!
               Por hoje é só, no próximo sábado tem mais....

sábado, 9 de agosto de 2014

Aconteceu

Estou relacionando alguns fatos que me chamaram a atenção nos últimos dias aqui na nossa cidade Cada um tem o direito de concordar ou discordar. Vamos lá: 
  • Os anos passam e nada! Durante a noite é quase impossível respirar em Porto Feliz, o clima frio se mistura com o ar seco, a poeira e as queimadas. Queimadas, quando ficaremos livres delas!!! Acho que nunca! Existe lei ambiental para tudo, menos para elas!
  • O governador Geraldo Alckmin realizou o sonho dos porto-felicenses, deu-nos de presente um presídio! Uma obra de quase 60 milhões que foi concluída rapidinho. Se fosse escola, passarela, reforma do museu, entre tantos outros anseios do povo porto-felicense isso não aconteceria, nem lentamente, quanto mais em tão curto intervalo de tempo!Obrigada governador!!
  • Dia cinco foi meu aniversário, após sair da escola fui até o Shopping de Porto Feliz. Lá eu faria duas coisas: comer um pedaço de bolo, uma vez que não havia sentido levar um bolo inteiro para casa apenas para mim e  veria a 1ª. FELP - Feira Literária de Porto Feliz. Eu já estava ficando deprimida, tanta divulgação dessa feira, eu amo livros e ainda não tinha ido até lá. Certo que no momento que cheguei não havia nenhuma apresentação, somente a feira, mas voltei decepcionada! Aquilo não era uma feira, era só uma banca!!!
  • A motosserra correu solta esta semana na Marginal Tendá. Antes podíamos caminhar contando com a sombra, agora, após a devastação o sol ardido de agosto está causando exaustação para quem tem que fazer aquele percurso a pé perto do meio dia. Ao invés de fazer aquela devastação deveriam ter melhorado as calçadas do lugar que além de estreitas apresentam perigo!
  • E para encerrar, agora tenho certeza que estamos caminhando para o caus! Fiquei intrigada ao ver, mesmo que extra-oficialmente uma propaganda sobre a 59ª Semana das Monções. Pasmem, estão querendo misturar Festa das Monções com rodeio e pagando por isso a bagatela de R$ 350.000,00 para uma empresa realizar o evento, conforme publicação oficial.  Não sou contra o rodeio, o povo precisa de festa, mas misturar com a Semana das Monções só pode ter sido ideia de gênio! Resta lembrar que a Festa das Monções de 2013 custou R$ 105.000,00, reviveu a nossa tradição e ainda trouxe um mega desfile realizado pelas escolas contando a história mais recente de Porto Feliz, com a participação das empresas e da sociedade. Vamos aguardar!!! Pelo valor que nós, povo, estamos pagando os shows tem que ser gratuito!!!
           Semana que vem eu volto!!!!