sábado, 20 de dezembro de 2014

SER PROFESSORA

 PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES NO DIA 17 DE OUTUBRO DE 2014

Escrevi este texto pensando em transmitir ao leitor uma visão de como é ser professor nos dias atuais e também com o propósito de homenagear todos os professores através de dois professores que me ensinaram muito.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

MEU PORTINHO

Publicado no Jornal Tribuna das Monções no dia 10 de outubro de 2014 em homenagem ao aniversário da minha cidade. 



domingo, 19 de outubro de 2014

sábado, 18 de outubro de 2014

PÁTRIA AMADA, BRASIL!

                   PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 06/09/2014



LIVROS

                        PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 30/08/2014







QUESTÕES AMBIENTAIS

                  PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 23/08/2014




PRECONCEITO

                   PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 16/08/2014



AGOSTO

                  PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 09/08/2014



ELES ESTÃO CHEGANDO

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 02/08/2014



INTÉRPRETES DE SONHOS

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 26/07/2014





ACABOU

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 19/07/2014

MEDO

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 12/07/2014



ESTIMAR

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 28/06/2014






OPINIÃO

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 21/06/2014



FESTA

PUBLICAÇÃO DO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES DO DIA 14/06/2014


IDEB

PUBLICAÇÃO DO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES DO DIA 07/06/2014




ANTES QUE SEJA TARDE

PUBLICAÇÃO DO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES DO DIA 31/05/2014





AVANÇO E RETROCESSO

PUBLICAÇÃO DO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES DO DIA 24/05/2014




PROTESTOS

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES EM 17/05/2014



SER MÃE

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES DO DIA 10/05/2014




AINDA DÁ TEMPO

PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DAS MONÇÕES DO DIA 03/05/2014


sábado, 20 de setembro de 2014

COMO CANSA!

Estou me sentindo bastante cansada nesta semana, os meus alunos estão cada dia mais rebeldes e nada é feito para amenizar esta situação. O Ensino Fundamental II está “largado” na Rede Municipal, não temos nada! Nesta semana eu tive que “brigar” por causa de um giz um pouco melhor que estava escondido. Não temos mais direito a cota de Xerox porque segundo me disseram a secretaria devolveu as máquinas e como se não bastasse na quinta-feira de manhã quando cheguei à escola estava um alvoroço porque faltava papel higiênico. Enquanto as autoridades se deleitam em infinitos coquetéis para a apresentação de todo e qualquer evento que vai acontecer na cidade, nós professores temos que pagar até a água que bebemos! Estamos desanimados, sem perspectivas e sem apoio caminhando para o nada!
Enquanto o Fundamental II está abandonado, a bola da vez é a Educação Infantil! Numa jogada já prevista por Isaac Newton há séculos não faltaram exemplos para descrever a lei da ação e reação. E por falar em lei, que povo entendido! Só faltaram mudar a lei da gravidade! Estou tentando não emitir opiniões sobre este assunto, mas não tem como. É preciso fazer mudanças, mas não desta forma! Usando analogia, é como você ir ao médico com infecção e ele mandar você tomar uma caixa de antibióticos de uma só vez, já imaginou?
 É preciso atacar outros aspectos, enfim, para fazer é preciso saber fazer! Definitivamente, oposição em Porto Feliz é desnecessária! A situação por si só já basta. Eles se autodestroem e demonstram a vulnerabilidade revelando todos os detalhes via redes sociais! O que eu temo é que no final desta história protagonizada por amadores o “caldo do frango saia mais caro do que o frango” e quem pague a conta mais uma vez sejamos todos nós contribuintes! Não quero entrar em detalhes, vou deixar para a próxima!
Quanto aos Auxiliares de Educação Infantil eu os aconselho a cobrar o cumprimento do Plano de Governo da atual administração no item: “Criação do Estatuto e Plano de Carreira do Auxiliar de Educação Infantil”.  Após as discussões que deverão ser feitas de forma democrática eles poderão apresentar o documento final para aprovação do legislativo e ter um respaldo para sua categoria independente de governo ou partido político. O documento, semelhante ao do pessoal do magistério deverá ser bastante amplo e conter dados organizacionais.
E a nossa Semana das Monções? Está rendendo muito! Se os nossos governantes amam tanto rodeio por que não o fez num outro mês sem mexer com as tradições? Elementar, precisava da dotação existente para este fim. Eu só não entendo como pode a prefeitura pagar 350 mil por um evento e os organizadores cobrarem do povo o ingresso para a arena. No final o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Câmara terá muito trabalho! Um cheirinho do CEI no ar!
E para encerrar a campanha eleitoral está ficando pra lá de chata! Só insultos, difamações, confusões e tudo para que? No final os eleitos esquecem-se dos compromissos e quem paga a conta de toda confusão será o povo! Ninguém aguenta mais! 
Estou cansada, mas prefiro ilustrar minha postagem com  a imagem da Esperança. Esperança que um dia a humanidade pare de "bater a cabeça" e encontre o caminho certo, com o sol no final dissipando as trevas!

domingo, 7 de setembro de 2014

ACONTECEU Nº 4

Desculpem  a minha ausência na semana passada, meus problemas de saúde já começaram a me afetar no final de semana, mas vamos lá:

  • A campanha eleitoral está cada dia mais agitada. PT e PSDB tentam derrubar o PSB a qualquer custo. Neste fim de semana foi uma publicação da Revista Veja envolvendo o Eduardo Campos em problemas com os problemas da Petrobrás. Acho que eles acreditam que a Mariana Silva perderá votos com isso. O que não entendem é que esses votos que alavancou a Mariana estavam reprimidos pelo fato dela não ser candidata. Pouca coisa tem a ver com a comoção pela morte do ex-governador de Pernambuco.
  • Na campanha para governador parece que ninguém conseguirá vencer o eterno Geraldo Alckmim. Vamos aguardar! Está tudo muito parado, o candidato do PT não alavancou e Paulo Skaf não sei se chega lá!
  • E os deputados? Esses só faltam se matar. Acredito que o casal Passos não conseguirá o que estão esperando em Porto Feliz, o desgaste do atual prefeito que os apoia é muito grande e isso refletirá neles e o cabo eleitoral que a Rita Passos teve em 2010 está muito quieto! 
  • Para senador a briga está boa! Suplicy tem eternos e fieis eleitores e o Serra também!
  • Já em Porto Feliz minha primeira indignação desta semana me envolveu diretamente. Lutei tanto para que a escola que trabalho tivesse salas ambientes, isso por diversos aspectos, entre eles a limpeza e o "maldito" pó de giz barato que a prefeitura compra pela menor preço. Com a sala ambiente eu poderia, além de cuidar da limpeza do meu espaço, evitar que alunos "batessem" apagador ou ficassem fazendo sujeira com giz durante a troca de professores e cuidar pessoalmente do meu espaço, levando o meu próprio giz anti-alérgico porque seria apenas para a minha sala e tomaria outras providências para conseguir dar aulas. Como isso não existe, aconteceu o que eu não queria, passei mal a semana toda, não consegui dar aulas, tive febre, terei que tomar antibióticos por catorze dias, tudo por conta de ter um local apropriado para trabalhar. Não gosto de faltar da escola. Por favor, devolvam nossas salas ambientes!
  • Amanhã é 7 de setembro, li a programação e achei falta de diversas escolas com relação ao ano passado. Uma particular que segundo minha sobrinha que estuda lá alegou problemas com a mudança do prédio, o SENAI também não está relacionado. Mas o inadmissível é a falta de três escolas da própria rede municipal: EMEF Zilda, EMEF Antônio de Pádua e EMEF Maria Aparecida. Alegarão falta de instrutor de fanfarra! Creia, existiam "n" formas de resolver isso! O que acontece é  a falta de vontade que alguns adultos têm. Não percebem  a importância que é participar do desfile para a criança! 
  • Quando fui diretora da Escola Domingos de Marco em 2010, nosso primeiro ano de funcionamento colocamos todas as crianças que desejam desfilar nas ruas, sem que nenhuma tivesse roupa mais bonita que a outra, todas iguais. Foi um ano difícil, sem recursos, mudando de escola, mas em nome dos alunos e para ver a alegria deles, trabalhamos demais e vencemos. fizemos tudo: desfile, mudança, inauguração da escola entre outros projetos, incluindo o Porto Feliz ontem e hoje na praça de matriz em outubro. 
  • Alguns governam com o seguinte lema: "O que importa é aquilo que é importante para mim!" e se esquecem dos demais envolvidos, o cidadão comum!
  • Outro problema que se tornou motivo de requerimento na Sessão de Câmara de ontem é a Festa do Peão unida a Semana das Monções. Eu já alertei anteriormente, isso não daria certo e tenha certeza que ainda vai dar muito o que falar! Vamos aguardar.
  • A Educação Infantil está passando por reestruturação nas suas creches, segundo informações extra-oficiais estarão deixando de atender em tempo integral os alunos de 4 e 5 anos. Na verdade Porto Feliz é a única cidade que faz esse tipo de atendimento, mas não dá para "cortar" assim do dia para a noite. Será preciso manter algumas EMEIs em tempo integral, principalmente nos bairros mais populosos e mais carentes. Todos esses problemas estão acontecendo pela falta de planejamento (2010-2012). Contudo se insistirem em métodos equivocados, ao invés de melhorar as coisas ficarão pior ainda!
  • Saiu o IDEB, é 6,0! Estou muito feliz porque foi uma avaliação feita no ano de 2013, um ano difícil onde trabalhei sem autonomia e sem recursos financeiros. Mas para o professor não tem nada disso, quando ele entra em sala de aula ele se esquece quem é o prefeito, a secretária, as motivações políticas e faz seu trabalho com muito carinho. Parabéns a todos os professores da rede municipal de Porto Feliz. 
                               Até o próximo sábado!!!!

domingo, 31 de agosto de 2014

MARINA - Por Caetano Veloso


"MARINA PRESIDENTE. Quanta coisa se mexe com esse grito! A segunda mulher presidente e - detalhe de grande força que não tem sido lembrado - o primeiro postulante de pele escura. Com seus elegantes traços, resultado óbvio da mistura de cafusos com mamelucos, Marina, além de vir do coração da Amazônia (onde a lei faz quase desesperados esforços para instalar seu império), da luta ao lado de Chico Mendes, da fase heróica do PT, ela significará a chegada de evidentes fenótipos negros no posto da Presidência da República. Isso não é pouco. Sentirei orgulho (todos sentiremos coisas diferentes sobre o Brasil) ao ver seu rosto representando nosso país nas imagens que se espalharem pelo mundo. Mas há mais. Muito mais. O tom digno com que Marina mantém, desde sua útlima tentativa eleitoral majoritária, a determinação de levar à frente os avanços conquistados por FH e Lula. A coerência íntima com que ela se manifesta ao longo dos anos (que é diferente do mero repetir a mesma coisa). Sou dos que sempre quiseram que o país aproveitasse o que essa sucessão de lutadores pela democracia nos legou. Eu já disse em entrevista que, diferentemente de alguns amigos esquerdistas, não tenho rejeição pelos economistas de base liberal que se acercam de Marina. Pelo contrário, dado o conteúdo do primeiro livro de Eduardo Gianetti, "Vícios privados, benefícios públicos?", em que o ponto de interrogação define o liberalismo crítico que se expande pelas páginas que não deixam de lado nem mesmo o suspeito desprezo da filosofia europeia pelo homem tropical, e também dos últimos escritos de André Lara Resende, em que a obsessão com o crescimento perene é posta em cheque, não vejo por que jogar fora a liderança de uma mulher com esse histórico sobre técnicos que são também pensadores. Vou votar em Marina como votei em Lula em 2002. E, mais, como votei em Marina em 2010. Chorei na cabine no momento Lula (havia toda a simbologia da chegada dele à presidência e demasiadas complexidades em minha vida). Senti felicidade ao votar em Marina em 2010: saber que contribuía para fazer forte a marca de sua presença no imaginário nacional!... Agora, vejo o momento Marina. Irresistível. Cheio de promessas e insinuações. É a sociedade brasileira se movimentando para crescer com dores suportáveis. O que está à nossa frente é a nossa respeitabilidade como nação. Recusar isso seria estar cego para toda luz."

sábado, 23 de agosto de 2014

ACONTECEU Nº 3

Meus amigos, o tempo passa e as coisas acontecem:

  • Começou a campanha eleitoral pela TV e conforme prevíamos a palhaçada está de volta. Depois, quando os políticos são mal vistos não sabem o motivo! Pior que isso é a aversão que as pessoas de bem têm para concorrer a cargos eletivos com medo de serem vistos da mesma forma. Enquanto isso os despreparados ocupam o poder!
  • A Marina Silva virou a mira do PSDB e do PT. Antes estava tudo quieto, agora ela começou sofrer os ataques também!
  • Para mim demorou, Drª Rogéria aguentou muito tempo na Secretaria de Saúde! Para trabalhar com o nosso prefeito só é possível se você não tem nenhum objetivo além de querer o cargo apenas para sua satisfação pessoal.  Estão dizendo que a despedida foi feia! Será que o "tchau" que ela deu para ele foi mais leve ou mais pesado do que o meu? Tenho minhas dúvidas!
  • Outra pérola que li na Tribuna das Monções de hoje foi a justificativa do prefeito para a demissão da Vandelice: ele achou a remuneração dela alta demais! Era assim mesmo que ele fazia cada vez que eu tentava melhorar a situação do pessoal da educação. Para ele a remuneração de todo mundo é alta demais! Agora eu pergunto: e a remuneração dele?  É alta demais também? 
  • Um passarinho me contou que conseguiram perder a verba federal destinada para a construção da Escola de Ensino Fundamental do Altos do Jequitibá! Seja qual for o motivo alegado pelo FNDE sempre existe um argumento. Teria que "bater" lá em Brasília e argumentar! A menos que a falha tenha sido perca de prazos por parte da prefeitura. Daí meu amigo, só Deus na causa! E quem sai perdendo??? O contribuinte!
  • Quem disse que não pode haver retrocesso? Há alguns anos quando aumentava a demanda escolar os responsáveis saiam construindo salas de aula em qualquer terreno vazio no entorno da escola. Além de descaracterizar as escolas ainda aumentava a demanda de maneira desordenada e dificultava o trabalho da gestão escolar. Assim aconteceu com algumas escolas estaduais e também com algumas da rede municipal. Como é vivendo que se aprende chegamos a conclusão que os alunos têm que ficar perto de casa, que as escolas têm que ser menor, distribuídas por nível de ensino e adaptada para a faixa etária que será o público alvo. Como dizem, parece que está havendo um retrocesso e os "puxadinhos" estão de volta!
  • Eu li a Coluna do Leitor da Tribuna das Monções dessa semana onde um ex-prefeito, que tem ódio mortal por apostilas, fala a respeito de um caminhão carregado de livros que foram para um tanque de uma fábrica de papel para serem reciclados. Coisa estranha, parece que ele se referia a Porto Feliz. Isso não aconteceu porque nossa rede não participava do PNLD, então não foram comprados livros para nós. Mas, pelo que tudo indica o atual prefeito, afilhado político desse ex-prefeito irá implantar as "odiadas" apostilas no próximo ano. Se acontecer o que estão dizendo vai ser muito engraçado! Vamos aguardar!
  • Como não estou aqui somente para criticar, gostaria de parabenizar o programa da Secretaria da Saúde denominado "É melhor em casa". A equipe é fantástica e está dando um apoio muito grande para nós aqui em casa, que estamos cuidando da minha mãe que se encontra acamada! Obrigada pessoal, sem vocês tudo seria muito mais difícil!
        Por hoje chega, sábado que vem tem mais!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AMIZADES ACIMA DA POLÍTICA

Querido amigos, estou montando meu voto e assim que eu o tiver pronto vou expor nas redes sociais assim como todos estão fazendo! Tenho esse direito, afinal de contas sou cidadã assim como esses senhores que estão exibindo seus candidatos e humilhando os candidatos dos outros. Humilhar os candidatos dos outros, isso eu não farei!
Peço que me respeitem e eu os respeitarei! Contudo não gostaria que acontecesse como em 2012. Por conta das eleições quase perdi alguns amigos de muitos anos. Se não fôssemos suficientemente adultos para passarmos por cima de algumas situações desconfortáveis, fatalmente essas amizades preciosas teriam se perdido por nada.
Em 2012 vivíamos eleições municipais, o que justificaria os nervos acirrados. Mesmo assim me arrependo porque fui enganada pelos líderes da campanha que apoiei! Prometeram-me trabalhar pelo bem do povo de Porto Feliz, pela qualidade da saúde, da educação e o que estão fazendo? Desespero-me em saber que lutei para eleger o pior governo da história de Porto Feliz!
Por essa experiência frustrante não quero me indispor com vocês meus amigos que votarão na Dilma, que votarão no Aécio ou em qualquer outro candidato. Amo todos vocês e nossa amizade está acima de qualquer divergência política.
Quanto às eleições, parecia que tudo estava indo da forma como esperávamos PT e PSDB se digladiando, enquanto os outros candidatos corriam como um azarão. Mas com a tragédia que levou o candidato Eduardo Campos fazendo com que sua vice Marina Silva passasse a ser candidata à presidência tudo mudou.
Já na primeira pesquisa Marina Silva demonstrou que vai dar muito trabalho podendo deixar um deles fora do segundo turno e ainda vencer as eleições. Os analistas políticos dizem que pode ter sido o efeito da comoção devido à morte do candidato Eduardo Campos, mas eles se esqueceram de que Marina Silva conquistou aproximadamente 20 milhões de votos em 2010 e seus eleitores estavam compondo uma demanda reprimida que ainda não tinha decido em quem votar.
Votei em Marina Silva em 2010 e votarei novamente! O PT e o PSDB já demonstrou que entendem muito de corrupção. O que vai acontecer caso ela vença? Não sei! Só sei que foi a opção que me restou diante das demais.  Votar no PSDB depois de receber um presídio de presente não dá e votar no PT depois de todos os desvios, muito menos ainda!
Por isso meus amigos, repeito acima de tudo e que vença o melhor!

sábado, 16 de agosto de 2014

Aconteceu nº 2

Muita coisa aconteceu durante a semana:
  • Inacreditável a notícia da quarta-feira dia 13 de agosto, o avião do candidato Eduardo Campos sofreu um acidente e nenhum passageiro resistiu. Agora vamos saber qual era a verdadeira intenção do PSB, se homologarem a candidatura de Marina Silva como cabeça da chapa é porque tinham boas intenções, caso contrário ficará claro que só queriam usar o nome dela e tentar transferir os votos de 2010 que a candidata obteve para o Eduardo Campos. Caso a Marina Silva seja confirmada candidata, eu pergunto: que destino? Tantos "partidinhos inexpressivos" foram homologados. Todos nós sabemos que fizeram  de tudo para que o Rede Sustentabilidade não conseguisse homologação com a finalidade de evitar a candidatura da Marina e o que aconteceu agora? Pulguinha atrás da orelha do Aécio e da Dilma! E os petistas entraram em desespero, a ordem agora é "metralhar" a Marina a qualquer custo...
  • Muitos porto-felicenses reclamaram dos preços dos alimentos nas barracas da Festa de Agosto. Pelo o que disseram realmente o valor estava exorbitante. Tudo bem, comprou quem quis. Como dizia a minha mãe: "se você não tem dinheiro não saia de casa"!
  • Em Porto Feliz a motosserra continuou trabalhando. É lógico que o ambiente fica mais claro, mais limpo, mas e o meio ambiente? Parece que esse pessoal fugiu das aulas de biologia! Um passarinho me contou que no meio da devastação dois ipês foram sacrificados!
  • Nossos vizinhos de Itu, continuam sofrendo com a falta d'água. Fico imaginando se isso estivesse acontecendo aqui em Porto Feliz, que sofrimento! O povo revoltado organizou uma passeata no dia de hoje. Estão revoltado com a administração e com os políticos da cidade. Eu acho que os políticos não têm culpa pela falta de chuva, mas têm culpa pela falta de planejamento. Quem assume cargos públicos tem que ter visão de futuro e planejar a questão do abastecimento. Quero deixar bem claro que não sou mais petista, mas, se Porto Feliz estivesse dependendo apenas do Ribeirão Avecuia, como estaríamos?
  • Estou preocupada com os rumos dos investimentos da educação de Porto Feliz. Um outro passarinho me contou que tem 3 milhões "sobrando" e precisa ser "gasto" até o final do ano. Isso me preocupa porque em educação não se "gasta", se investe e com planejamento! Se não foi investido é porque não houve planejamento, sendo assim, vão sair gastando e gastando mal. Enquanto isso a nova escola de ensino fundamental  fica no papel!
               Por hoje é só, no próximo sábado tem mais....