sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MEIO SÉCULO DE VIDA - PARABÉNS MEU AMOR!

Acredito que nascemos já predestinados a encontrar nossa alma gêmea, ou não encontrar. Comigo foi tudo fantástico!
Quando menina, com apenas dez anos de idade, vi pela primeira vez o menino que um dia seria o meu marido. Início de fevereiro de 1974, corredor da Escola Monsenhor Seckler, vestida de uniforme: camisa branca (com bolsos bordados as iniciais da escola MS), saia cinza, cinto vermelho, meias brancas até o joelho e sapatos pretos. Era assim que eu deveria me apresentar todos os dias.
Comecei a conhecer novas pessoas, e conheci um grupo de meninos que vinham do sítio (São Pedro) para estudar. Entre eles estava o Miguel. Nunca falei com ele, meninas dificilmente falavam com meninos, mas sabíamos quem eram, da onde vinham, o que faziam! Ele entrou na sala da sétima série, enquanto eu na da quinta série!
No ano seguinte o encontrei no período da tarde. No final do ano mudei de escola. Não o vi mais! Em 1978 começei a estudar a noite, ainda na querida escola Monsenhor Seckler, eu estava no primeiro ano do ensino médio, antigo colegial, e ele também, só que em salas diferentes. Ainda nunca tínhamos falado um com o outro. Mas a presença dele era marcante!!!

No ínicio da década de 80 fiquei sabendo da atuação do Miguel nos grupos de jovens da cidade e também do idealismo que já era marca registrada daquele jovem e o destacava dos demais. Participei dos movimentos do TLC, do Grupo Rosa, mas quando não o encontrei mais, ele já havia saído para formar um novo grupo. Assim, mais uma vez não nos falamos.

Em 1985, no primeiro dia do novo horário de verão, domingo a tarde, após a missa das 18h, o encontrei subindo as escadas da igreja matriz que levava para a sala da reuniões do Grupo de Jovens da Matriz. Rosana já havia me convidado há algum tempo, mas aquele seria meu primeiro dia. Cheguei lá e ele estava aguardando para entrar, me comprimentou e disse: "Eu vim aqui hoje pela primeira vez" Eu respondi: "Eu também!".

Foi assim que nos falamos pela primeira vez, e assim começou nossa história. Estamos casados há vinte e um anos, e hoje estou feliz por ele completar meio século de vida. Sinto abençoada por Deus, por ele ter mandado alguém que tem nome de anjo e que para mim é um anjo que veio me acompanhar! Parabéns meu amor! Ti Amo!



Para mi eres un ángel
Que me viene a acompañar
Que bajo del cielo y su amor
Me quiso regalar
Para mi eres un día
Lleno de sol
Que le puso letra a mi vida
Con su corazón
Y esta canción pudo ser mejor
Pero no tengo palabras
Para poder decir te quiero
Te quiero, es mejor decir te quiero
Que nada
No habrá otro amor
Porque tu amor es el que solo quiero
No habrá otro amor
Por que ya no te iras
No habrá otro amor
Este es el verdadero
No habrá otro amor
En ningún lugar.
Para mi eres el sueño
Que no esperaba soñar
Que toda mi vida cambio sin preguntar
Para mi eres la alegría y la razón
Que lleno de amor mis dias
Y mi corazón
Y esta canción pudo ser mejor
Pero no tengo palabras
Para poder decir te quiero
Te quiero, es mejor decir te quiero
Que nada
No habrá otro amor
Porque tu amor es el que solo quiero
No habrá otro amor
Porque ya no te iras
No habrá otro amor
Este es el verdadero
No habrá otro amor
En ningún lugar

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Superando com as Músicas

A letra da música: "Como os nossos pais", faz com que pensemos demasiadamente na vida! Não que seja ruim viver como os nossos pais, aliás é um orgulho. Esta frase vem na mente quando filosofamos muito!
Quando jovens, certamente, muitos questionaram: meus avós viveram em plena segunda guerra mundial e nada fizeram para acabar com o holocausto! Meus pais eram adultos capazes em pleno regime militar e nada fizeram para mudar a repressão e o autoritarismo! Agora perguntamos, e nós, o que estamos fazendo para mudar as grandes injustiças presentes em nosso mundo contemporâneo? Nada! Continuamo sendo os mesmos e vivendo como nossos pais, avós, bisavós, etc......
O que faz as pessoas perderem a força de lutar? Idade? Não! Decepções ocorridas ao longo da vida? Sim. Quando ficamos mais velhos, já acumulamos perdas, decepções, traições e tudo isso nos torna mais cépticos, sem nenhuma vocação para heróis, mais adeptos daquela pasmaceira, que abominávamos há anos atrás do que a qualquer ação para salvar o mundo!!!
Entendemos as letras das músicas que cantávamos, com maior profundidade: "...ainda somos os mesmos e vivemos.....", "...ideologia, eu quero uma prá viver....", ".... o que foi feito da vida, o que foi feito do amor....". Perguntamos: "De que adiantou os grandes feitos da humanidade? foram realmente grandes feitos, quais consequencias tiveram? A Princesa Isabel libertou os escravos, mas os negros lutam por igualdade até hoje! Santos Dumont não sabia que sua invenção serviria como arma de guerra! Cristo veio ao mundo e o que fizeram com ele? Será que os fins justificam os meios?"
Pensando assim vem um mar de depressão que na verdade não ajuda em nada, só faz com que momentos preciosos de nossas vidas sejam desperdiçados!
Em meio a tudo isso, vem a poesia de Renato Russo em Perfeição: "....venha, meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa, só a verdade nos liberta, chega de maldade...." e o apelo de Raul Seixas " .....basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo....", ou ainda Milton Nascimento:".... mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter sonho, sempre....!
Temos momentos de fraquezas sim, mas quando caminhamos com "Fé", sabemos que "Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé da vida". Essa marca é a "Esperança" que nos move sempre! Quem sabe um dia as pessoas deixarão de lado o egocentrismo, a maldade, a discórdia e pensarão no bem comum, de verdade!
Sempre a Música é nossa companheira, portanto saudamos com carinho em nossa Porto Feliz a "Semana da Música"!

sábado, 30 de outubro de 2010

ESCOLA "PROF. DOMINGOS DE MARCO" RECÉM INAUGURADA E JÁ COM MUITA HISTÓRIA!

Tenho um projeto que estou iniciando agora. Seu nome é "RELATOS DA EDUCAÇÃO DE PORTO FELIZ". Como já estou quase completando meio século de vida, tenho muitos relatos prontos para escrever, guardados em minha mente. Pretendo realizar um trabalho através de artigos, convidando outras pessoas para participarem com suas contribuições. Teremos um blog especial para isso, mas vou iniciar no meu próprio blog contando uma história recentemente vivida por mim. A escola mais nova do município será a primeira a fazer parte dos relatos, a EMEF "Prof Domingos de Marco".
Como é bom acompanhar todo o processo de criação de uma instituição e se identificar com ela. Desde outubro de 2008, quando ainda responsável pela então Diretoria de Educação e Cultura de Porto Feliz, idealizamos a escola do bairro Bepim.
Estava acontecendo um ato político para as eleições de prefeito e vereador na Praça 13 de maio no Jardim Excelsior, quando encontrei com o prefeito Cláudio Maffei e disse que precisava com urgência que ele assinasse o projeto de ampliação da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, porque em 2010 não haveria mais como atender os alunos daquela região. Ele pediu para que eu pensasse um pouco e me perguntou: "_Construir outra escola mais próxima da Vila Progresso não é melhor?" Foi assim que abortei o processo de ampliação da EMEF Vereador!
Conhecendo muito bem a Vila Progresso e seus bairros adjacentes, por ter nascido e residido lá até os vinte e cinco anos de idade, achei que o prefeito tinha razão. Mas construir a escola onde?
No dia seguinte, acompanhada do meu marido e maior colaborador Prof. Miguel Arcanjo de Almeida, encontrei o então diretor de obras do município Everaldo Lisboa Monteiro e expliquei para ele a idéia do prefeito e que eu estava de acordo e que precisava apenas do local.
Everaldo como sempre batalhador, juntamente com o Miguel, sairam em busca do local e naquela mesma tarde já tinham encontrado duas áreas institucionais, uma no Bairro Bepim e outra na Vila Marteli, que unidas daria um espaço suficiente para abrigar o projeto.
Como já estava no fim do ano partimos para o projeto. No meu antigo local de trabalho, sentamos eu, Everaldo e o Miguel e passamos as informações para a empresa. Eu queria todos os espaços, salas suficientes para não sobrecarregar com muitos alunos cada sala, salas de apoio, sala de reuniões, biblioteca ampla e sala de informática também bastante ampla. O Miguel passou os detalhes do que chamou de "quadra-teatro" e o Everaldo deu inúmeras instruções técnicas.
A escola teria que esperar mais um tempo, pois a dotação existente era o suficiente somente para a construção da EMEF Profª. Zilda Tomé de Moraes no bairro Bambú. Noentando no início de 2009 os vereadores da oposição criaram problemas com o projeto da escola Zilda já no muro e teríamos que aguardar o processo para iniciar a construção, foi quando numa reunião com o prefeito eu disse:"_Eles nos deram um limão, vamos fazer uma limonada, vamos iniciar as obras da escola do Bepim!"
Foi assim que encaminhei o processo com o projeto já pronto para a licitação. Em meados de março de 2009 deixei a diretoria, mas o Miguel continuou o processo. Tudo que é burocrático demora muito, mas já em meados de 2009 o prefeito encaminhou o projeto de lei criando a escola e dando a ela o nome de "EMEF Professor Domingos de Marco".
Prof. Domingos de Marco, foi uma pessoa que trabalhou pela educação do município, foi professor, diretor de escola, supervisor de ensino e diretor de educação e cultura , seu nome foi aprovado por unanimidade.
Começamos a organizar a escola burocraticamente. Eu como diretora substituta da EMEF Zilda, acumulei a direção das duas escolas a partir de setembro, respondendo também pela EMEF Domingos. Assim veio a remoção com um corpo docente maravilhoso e eu junto, é claro, queria meu lugar efetivo lá!. Vieram os ingressantes e a relação dos alunos que lá seriam matriculados.
Já estávamos no segundo semestre de 2009, quando percebemos que a escola não ficaria pronta e ano letivo não espera, tem dia para começar e dia para terminar. Foi então que num ato de competência o Prof. Miguel Arcanjo, encontrou uma solução para o problema.
A central de alimentos teria que sair do prédio onde estava para resolver alguns problemas técnicos existentes no local. Lá já havia funcionado, a diretoria de educação e cultura, a escola do Sesi, assim era só adaptar o espaço com uma reforma e transportar os alunos diariamente. Quis o destino que as nossas atividades iniciassem no lugar onde Prof. Domingos exerceu a função de diretor de educação e cultura.
Foi uma loucura, a empresa entregou a obra faltando apenas 14 horas para a chegada dos alunos. Mas conseguimos organizar o local. Enquanto isso a sede da escola estava em processo de construção.
Dia 11 de fevereiro chegaram os alunos, 310 ao todo. Chegaram também os professores contratados e os funcionários.
Permanecemos na sede provisória até o dia vinte e cinco de setembro de 2010, tivemos problemas com o transporte e quando mudamos para a sede permanente encontramos lá algumas deficiências que brevemente seriam resolvidas.
Fizemos história na nossa antiga sede, mas a sede nova é muito linda. Assim nossos alunos estão felizes e gostam da sua escola.
Numa explosão de alegria rosa e preto no dia 28 de outubro, uma tarde ensolarada como nunca vi antes, contando com a presença da família do Prof. Domingos de Marco, com o Prefeito Claudio Maffei e autoridades, com dois ex-prefeitos Prof. Erval Steiner e Prof. Luíz Antônio de Carvalho Neto, e com muitos amigos ilustres do Prof. Domingos, realizamos a inauguração da nossa escola.
Estamos muito felizes, estamos agora contruindo um projeto pedagógico dos sonhos de todos os educadores. Pedimos a Deus que nos proteja hoje e sempre e que de lá saiam homens e mulheres dignos e honestos com a tarefa de tornar nossa Porto Feliz o melhor lugar do mundo!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DENISE, UMA PESSOA ESPECIAL!

Parece mentira, mas você se foi, deixando um vazio e uma saudade muito grande para todos nós.
Tenho muito orgulho de lhe chamar de prima. Ambas somos descendentes de uma família a qual você não carregava, e eu não carrego o sobrenome, família Razera. Minha avó Maria, a qual eu citei na minha postagem anterior, era irmã da sua mãe Rosalina, mas nós temos a mesma idade, isto porque antigamente quando os pais tinham seus filhos mais novos, os filhos mais velhos já estavam gerando seus primeiros filhos. Assim eu sou mais velha, 8 meses, o suficiente para crescermos juntas.
Uma das primeiras recordações que tenho da minha infância é minha avó Maria consturando e eu colando nas gavetas da sua máquina duas figurinhas, uma era uma menina moreninha de cabelos curtos e com um olhar bastante tímido a outra uma menina loira de cabelos compridos e bastante extrovertida, eu dizia "Vó sou eu e a Denise!
Foi uma infância cheia de brincadeiras, eu me alegrava quando sabia que você iria chegar, para a gente brincar, mas ao mesmo tempo temia porque você era bastante "bagunceira" e depois que você ia embora, "sobrava pra mim, responder pela bagunça". Mas não tinha problema, sua alegria e nossas brincadeiras compensavam tudo!
Me recordo de quando acabamos com a horta da minha avó Maria para fazer comidinha para a boneca e quando brincávamos de tobogã escorregando num tapete na escada que ligava a casa da minha avó com a casa da minha tia, quando você prometia que não iria "bater foguinho" se eu aceitasse pular corda, mas batia e eu caia ou ainda quando almoçavámos no quintal da casa do Nôno em Tietê, isto porque a família era tão grande, que para as crianças só tinha lugar no quintal, sentados no chão!
O tempo passou e veio a adolescência, 1976, 1977 e nós queríamos ir passear. Passávamos o domingo todo nos produzindo para a noite, após a missa poder passear na praça. Me recordo das minhas tentativas em vão para tentar pintar suas unhas e deixá-las bonitas, era impossível você tinha o costume de roer unhas!!! Era muito bom e acima de tudo muito divertido nossos passeios!
A menina tímida perdeu a timides e a extrovertida se tornou responsável. Eu gostava de estudar e segui outros caminhos e você dizia... eu não gosto de estudar... essas coisas não entram na minha cabeça...! Ficamos um pouco mais distantes no nosso dia-a-dia, mas sempre juntas nos momentos de alegria quando havia festa na família, aniversários, casamentos e nas tristezas também, quando os mais velhos partiam!
Fui sua madrinha de casamento e naquele dia começei a namorar o Miguel definitivamente! Você também foi minha madrinha de casamento e nas fotos aparece grávida da sua segunda filha Karina.
Quatro dias antes da sua partida conversamos muito, você me contou os últimos acontecimentos, falamos sobre a vida, as alegrias e angústias, sobre nossos medos e projetos futuros. Sempre alegre e atenciosa com os mais velhos, você me ajudou a levar minha mãe até o carro. Foi o último sorriso!
Não pude acreditar no que ouvi pelo telefone no sábado 4 de setembro aproximadamente as 22h40, minhas pernas, mãos, braços amoleceram e no me coração se instalou uma dôr. Você tinha sido vítima da imprudência e da irresponsabilidade do ser humano, daquele que bebe e dirige e daqueles que não sinalizam corretamente a fim de evitar acidentes.
Agora não dá para voltar no tempo e mudar aquele instante fatal, resta apenas sua lembrança e a certeza de que você está num lugar muito lindo, como as rosas que dedico nesta mensagem. Pessoas como você, são poucas Denise e costumam partir cedo demais, mas quem somos nós para questionar a vontade de Deus!
Descance em paz!

sábado, 31 de julho de 2010

OS 90 ANOS DA MINHA AVÓ MARIA



Seu nome era Maria, Maria Luíza, mas para mim simplesmente minha avó. Uma senhora gordinha simpática, de pele branca rosada, ela era também a minha madrinha!
 Sua vida foi como a de muitas pessoas que viveram na sua época, filha de italianos legítimos, nasceu em Tietê em 25 de agosto de 1920, teve oito irmãos, estudou até o segundo ano do curso primário, o suficiente para aprender a ler, escrever e efetuar as quatro operações básicas. Casou-se com o meu avô Ademar, um mestiço filho de alemão com afrodescendente. Teve três filhas, minha mãe Terezinha, hoje com 68 anos, minha tia Guiomar que cometeu suicídio com 21 anos de idade e minha tia Aide, hoje com 64 anos.
 Segundo contam, meu avô Ademar, era um boêmio, que vivia a vida de forma um tanto irresponsável, o que lhe causou muitos aborrecimentos. Chegou a faltar até mesmo o que comer em sua casa, mas ela enfrentou tudo calada e sobreviveu adotando estratégias de planejamento as quais nenhum dos cursos de gestão que participei em toda a minha vida me ensinou.
 Recordo-me dos seus modos, da sua organização e principalmente do planejamento que fazia com a alimentação para nunca faltar, coisa que ela não precisava fazer mais quando convivi com ela, pois os tempos eram outros. Quando chegava a compra do mês, entregue pela cooperativa da usina, ela contava quantas canequinhas de arroz havia e as dividia pelo número de dias que faltavam para chegar a próxima compra. O pacote de banha era dividido em trinta partes, assim como todo restante da compra. Segundo ela nós deveríamos aprender a viver com o que tínhamos e não nos endividar!
 Com roupas de adultos que não servia mais, ou que haviam desgastado em alguma parte, ela costurava roupinhas para seus netos. Fazia vestidinhos lindos para mim e nunca deixava de fazer para minha prima Denise.
 Eu ficava o tempo todo com ela. Minha mãe não tinha muito tempo para mim, porque meu irmão Ademar, três anos mais novo do que eu era muito doente e merecia toda a sua atenção. Com ela aprendi a importância da bondade, do caráter, de fazer as coisas certas. Com ela aprendi a ser quem eu sou.
 Nossa convivência foi curta, apenas onze anos, mas nas minhas lembranças apenas três ou quatro anos. Ela foi para junto de Deus muito cedo, trazendo a primeira grande dor da minha vida, mas o seu legado deixou marcas profundas na minha personalidade. Dela eu herdei muita coisa, meu jeito de ser, a forma de conduzir minhas atividades domésticas, aprendi a tricotar, crochetar, organizar as coisas e principalmente planejar!
 Num dia desses, percebi que até a maquiagem que uso é a mesma que ela usava: pó de arroz, brush e batom e nada mais! Sobrancelhas e olhos naturais, sem nenhuma maquiagem. O modo discreto de se vestir, sem nunca chamar a atenção é outra coisa comum entre nós duas.
 Faltavam três dias para ela completar cinquenta e quatro anos quando sua vida se findou. Chorei e sofri demais, foi muito difícil para mim aquele agosto de 1974, quando o sino da igreja matriz tocou as duas da tarde e ela foi levada de volta para Tietê, para sempre!
 Hoje, se ela estivesse viva estaríamos em festa, pois dona Maria estaria completando noventa anos de idade! Gostaria de poder conversar com ela, falar de mim, da vida, enfim, dizer, te amo e sempre te amarei!
 Fica uma lição: não importa que sua vida seja simples, não importa o fato de você já ter partido há muitos anos, o que importa é o legado que você deixa para aqueles que conviveram com você!!!!
 Vó.... Te amo!!!!!


quarta-feira, 21 de julho de 2010

INSUBSTITUÍVEL


Insubstituível
Esta mensagem é para uma pessoal insubstituível. Eu a admiro muito pelo seu talento profissional e em homenagem a ela resolvi postar em meu blog. Trabalhamos quatro, ou seja cinco anos juntas e tenho muitas saudades. Por uma série de motivos não vou citar seu nome!
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis. Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ... O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível" Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..".
É bom para refletir e se valorizar!

sábado, 12 de junho de 2010

QUARENTA ANOS DE COPA DO MUNDO



TODA COPA DO MUNDO É UM EVENTO MARCANTE PARA TODOS NÓS BRASILEIROS E VEM ACOMPANHADA DE MUITAS RECORDAÇÕES DE OUTRAS COPAS!
MINHAS PRIMEIRAS LEMBRANÇAS ME LEVAM ATÉ 1970: "....TODOS JUNTOS VAMOS, PRÁ FRENTE BRASIL, SALVE A SELEÇÃO....", EU AINDA NÃO TINHA SETE ANOS DE IDADE. SAÍMOS DA CASA DOS MEUS AVÓS APÓS VER A PARTIDA NUMA TV PRETO E BRANCO, NA MINHA CASA NÃO TINHA TELEVISÃO. ERA O TRICAMPEONATO DO BRASIL. NO CAMINHO PARA MINHA CASA, ACOMPANHADA DOS MEUS PAIS E MEU IRMÃO, ENCONTRAMOS ALGUNS RAPAZES DE CALÇA COLORIDA, CABELOS LOGOS E CAMISA ESTAMPADA. MEU PAI ADMIRADO DISSE: _"ESTÁ TODO MUNDO LOUCO, ONDE JÁ SE VIU UM HOMEM VESTIDO ASSIM", MINHA MÃE IMEDIATAMENTE RESPONDEU: _"VOCÊ NÃO ESTÁ VENDO QUE É COMEMORAÇÃO". NA VERDADE NÃO SE TRATAVA DE COMEMORAÇÃO, ERA O INÍCIO DOS ANOS 70, QUE COMO SABEMOS TROUXE MUITAS MUDANÇAS.
EM 1974, HAVIA UMA MUSIQUINHA: "... TODO MUNDO DE BANDEIRA NA MÃO, ESPERANDO O BRASIL SER TETRACAMPEÃO.." QUE LOGO, APÓS A DECEPÇÃO, NÓS CRIANÇAS COMEÇAMOS A CANTAR ASSIM: "...TODO MUNDO COM UM "PORRETE" NA MÃO, ESPERANDO O ZAGALO, DESCER DO AVIÃO...". O "PORRETE" ERA UM PEDAÇO DE MADEIRA GROSSA E PESADA QUE PODERIA SER USADA PARA DAR UMAS "PAULADAS" EM ALGUÉM.
NÃO ME LEMBRO SE FOI EM 1978, 1982 OU 1986 QUE ENQUANTO EU E MEU IRMÃO CHORÁVAMOS, MINHA MÃE DIZIA: "... QUE BOM QUE A ITÁLIA GANHOU, ERA A TERRA DO MEU NONO...". NÓS DOIS INDIGNADOS DISSEMOS A ELA: _ENTÃO MUDE PARA LÁ! FOI UMA SÉRIE DE DECEPÇÕES, JÁ NÃO ACREDITÁVAMOS MAIS NA SELEÇÃO BRASILEIRA
NÃO GOSTO DAS LEMBRANÇAS DE 1990. FINAL DA COPA, ALEMANHA E ITÁLIA E NÓS ESTÁVAMOS INDO PARA JUNDIAÍ INTERNAR MEU PAI QUE ESTAVA COM PROBLEMAS DE SAÚDE. QUATRO MESES DEPOIS ELE SE FOI!
ENFIM CHEGOU 1994. O BRASIL COMEÇOU BEM, GANHANDO TODAS. ME LEMBRO DA EMPOLGAÇÃO, DO GOL DO BRANCO CONTRA A HOLANDA E DOS GESTOS DA SELEÇÃO. ENTRAR EM CAMPO DE MÃOS DADAS SE TORNOU UM RITUAL NOS ESTADOS UNIDOS. ENFIM CHEGOU O GRANDE DIA. ATÉ A MISSA FOI CANCELADA. UM JOGO DURO, SEM GOLS CONTRA A ITÁLIA. FINAL EM PENALTS. NÃO AGUENTEI! SAI ANDAR PELA CALÇADA DESERTA DA RUA DA MINHA CASA E DISSE QUE SÓ VOLTARIA QUANDO TUDO ESTIVESSE TERMINADO! PEDI PARA MIGUEL GRAVAR PARA MIM NO VÍDEO CASSETE A COBRANÇA DOS PENALTS QUE DEPOIS EU IRIA ASSISTIR, MAS NAQUELE MOMENTO NÃO! PASSADO ALGUM TEMPO OUVI DA CALÇADA UMA FORTE COMEMORAÇÃO E MUITOS FOGOS. O BRASIL PRECISAVA, TÍNHAMOS PERDIDO AIRTON SENNA HÁ DOIS MESES. FOI ASSIM A GRANDE FESTA, DEPOIS DE VINTE E QUATRO ANOS, SÓ NÃO GOSTEI DA PALAVRA QUE DUNGA DISSE AO LEVANTAR A TAÇA!
QUANDO LEMBRO DE 1998, ME PERGUNTO ATÉ HOJE: "...O QUE ACONTECEU COM RONALDO?...." UMA CONFUSÃO ANTES DO JOGO, O NOME DELE NÃO ESTAVA NA ESCALAÇÃO, DEPOIS SURGIU... ELE ENTROU EM CAMPO MEIO DOPADO! PERDEMOS O FINAL DA COPA PARA A FRANÇA!
DOIS MIL E DOIS FOI O ANO DA ENERGIA POSITIVA. PARECIA QUE TUDO ESTAVA DANDO CERTO, O BRASIL VENCIA TODAS. E VENCEU! UM HORÁRIO MEIO ESTRANHO PARA A FINAL, NOVE DA MANHÃ, MAS QUE IMPORTA! FOMOS PENTA! UMA GRANDE COMEMORAÇÃO PAROU O TRANSITO DA CIDADE. A FESTA FOI LONGA E RONALDO SE REDIMIU DE 1998. CAFÚ LEVANTOU A TAÇA COM UMA CHUVA DE PAPÉIS PRATEADOS! EU ESTAVA NA CASA DA MINHA MÃE, TINHA IDO BUSCÁ-LA PARA ALMOÇAR EM CASA!
NUNCA TORCI TANTO PARA O BRASIL VENCER UM JOGO COMO O BRASIL X FRANÇA EM 2006. NÓS ESTÁVAMOS COM UM PROJETO CHAMADO COPA DA CIDADANIA. SEU INÍCIO SERIA NA SEGUNDA-FEIRA APÓS O JOGO QUE FOI NUM SÁBADO. MAS O BRASIL PERDEU! COMO EXPLICAR PARA AS CRIANÇAS DAS QUATRO ESCOLAS QUE FARÍAMOS AS ABERTURAS DA COPA? ONDE ENCONTRAR EMPOLGAÇÃO? A SURPRESA FOI QUE A CRIANÇADA AGIU COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO, PARA NOSSA SURPRESA!
CHEGAMOS EM 2010, QUARENTA ANOS DEPOIS DA MINHA PRIMEIRA LEMBRANÇA DE COPA DO MUNDO. MUITOS DIZEM SE TRATAR DE UMA BESTEIRA, QUE É UMA VERGONHA O BRASIL PARAR SÓ PORQUE VAI ACONTECER UM JOGO! EU TAMBÉM JÁ CHEGUEI A PENSAR ASSIM, MAS HOJE RECONHEÇO QUE O FUTEBOL É A NOSSA MAIOR TRADIÇÃO. É QUANDO A NAÇÃO SE VESTE DE VERDE E AMARELO E TORCE PELO SEU PAÍS! É A NOSSA CULTURA!
PORTANTO VAMOS CURTIR O MOMENTO, NOS DESCONTRAIR E TORCER TAMBÉM PELO NOSSO PÁIS. FUTEBOL É A ALEGRIA DO NOSSO POVO!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

"As delícias do Ostracismo"


Uff! A sexta-feira foi pesada. Acabei de sair da reunião da comissão que está preparando o novo Plano de Carreira e Estatuto do Magistério, da qual eu faço parte.

É uma chance ímpar, um projeto deixado pelo Miguel, onde representantes do magistério estão opinando e dando sugestões para a formulação do novo projeto de lei que substituirá o anterior, dando novas perspectivas aos ocupantes do quadro do Magistério Público Municipal.

As discussões estão sendo intensas. Em alguns casos a comissão é 100% a favor ou contra e em outros geram algumas polêmicas. Mas, no geral, as discussões estão sendo saudáveis.

Apesar do cansado, a sensação que sinto é de paz e tranquilidade, e sabem qual o motivo? Por não ter mais nenhum poder! A cada polêmica que surge, eu apenas exponho a minha opinião, mas eu não posso fazer nada para mudar as coisas. Assim, me sinto em paz por saber que não vou magoar ninguém.

Isso é tão bom, me sinto como na figura acima! Após mais de cinco anos de intensas atividades, hoje, trabalho, mas o que faço é "fichinha": dirigir uma escola de trezentos alunos e dar dez aulinhas por semana no ensino médio de conteúdos que domino de olhos fechados, é simples demais, para quem já teve tantas preocupações. São essas as Delícias do Ostracismo, é quase como um eterno final de semana!

Estou insistindo bastante com o Miguel para ele não se envolver mais em política. Fico zangada quando ele vai assistir sessão de câmara, ou sai para algum compromisso político, gostaria que ele ficasse em casa comigo, aproveitando o inverno! Ele já se decepcionou tanto, que eu não gostaria que ele passasse pelo o que ele passou novamente, principalmente agora que ele está bem, ou seja, muito bem, como nunca esteve antes!

Mas as coisas não são assim, cada um é um, e mesmo ele sendo meu marido, não posso "mandar na vida dele", posso apenas aconselhar. O poder é complicado, jamais você conseguirá agradar a todos. A população muitas vezes desconhece as amarras da gestão pública e culpa os responsáveis por não ter concretizado um anseio seu. Não estou justificando aqui nenhuma má gestão. Existe muito o que fazer e muita coisa é possível com trabalho honesto, dedicação e inteligência.

Existem pessoas que assumem o poder e não se sentem responsáveis pelos "outros", ou popularmente dizendo "levam na barriga". Tem aqueles que tentam tirar proveito próprio, o que é pior ainda e aqueles que querem apenas "um holofote voltado para si". Mas também existem aqueles que se dedicam em tempo integral, esquecendo suas próprias vidas e sentindo plenamente responsáveis pelos "outros", nós dois, eu e o Miguel, somos assim! Sofriamos muito cada vez que não era possível atender aos anseios de uma pessoa.

Sempre que nos foi atribuindo uma função, seja na igreja, no trabalho ou no serviço comunitário, procuramos fazer tudo buscando a máxima perfeição e dando tudo de nós para que os projetos se concretizassem. Conseguimos, sempre conseguimos, mas com muito suor e muito trabalho, o que custava o nosso lazer, o convívio com a família, entre outros.

Valeu a pena? Sim, claro que sim. Também não dá para passar pela vida sem deixar o nome na história! Mas agora já fizemos a nossa parte. Daqui para frente é viver as DELÍCIAS DO OSTRACISMO.


sexta-feira, 21 de maio de 2010

VOCÊ TRATA UMA PESSOA POR QUEM ELA É OU PELO CARGO QUE ELA OCUPA?

A história da humanidade deveria ser um aprendizado para todos nós. Ao nos tornarmos adultos já deveríamos ter consciência do mundo, de como funciona a sociedade e como agem as pessoas e ter noção de quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Deveria ser nossa primeira lição!
Não quero filosofar muito, vou direto ao assunto. Me estranha o fato das pessoas tratarem você dependendo do cargo que você ocupa e não por quem você é, ou seja, você como pessoa.
Estou falando isso porque existem pessoas descaradas, sem moral e sem escrúpulos, que não fazem questão de esconder isso. Fui Diretora de Educação do município por quatro anos e três meses, os quais mudei a história da educação do município. Deixei tudo por um cargo de professora e estou muito feliz por isso!
Durante o tempo que fui diretora existiam pessoas que me tratavam com tanta gentileza, com tantos paparicos, que até me dava raiva, porque eu sabia que era pelo meu cargo e não por mim. Sempre fui uma pessoa muito simples, herdei da minha avó Maria a simplicidade. Sempre valorizei as coisas da alma, nunca fui apegada ao ter, quem me conhece sabe disso.
Cheguei a proibir que fizessem festinhas de aniversário para mim, pois sabia que elas durariam enquanto durasse o meu cargo. Pedia para não anunciar a minha presença em eventos das escolas e para não reservar lugar para mim. Nunca mudei meu jeito de ser, de vestir, sempre atendi a todo mundo e sou o que sou hoje. Acredito que este é o motivo de eu ter sido recebida com braços abertos pela minha categoria, quando retornei para a sala de aula.
O que me estranha, mas que na verdade era esperado, é que as mesmas pessoas que me paparicavam, hoje mal me cumprimentam, não sei se é por medo de perder o cargo porque tem outro chefe ou se essas pessoas sempre foram assim. Havia até um colega que quando eu ocupava um cargo superior ao dele, ele entrava todo dia no meu skype para dizer bom dia, hoje, eu ainda tenho skype e ele também, só que como o cargo dele é de maior referência que o meu ele esqueceu que eu existo.
Não quero generalizar, nem todo mundo é assim. Existem pessoas fantásticamente boas, pessoas do bem, que não trocam a amizade sincera por nada nesse mundo!
Sinceramente eu não entendo isso, será que as pessoas ainda não compreenderam que nada é de ninguém, que tudo passa.
A biblía tem diversas passagens que cita isso e a história nos prova que: "céus e terras passarão...". Todo poder é provisório, todo bem material também, um dia partiremos e levaremos o que? Apenas o bem que fizemos e a saudade que deixaremos nas pessoas com as quais convivemos.
Pense bem, se você trata uma pessoa pelo cargo que ela ocupa e não por quem ela é, mude sua maneira de agir agora, pois para os olhos de todos, mesmo daqueles que você "paparica", você não passa de um imbecíl!

domingo, 18 de abril de 2010

CQC - PORTO FELIZ



Na segunda-feira passada, minha sobrinha deixou reservado na minha televisão, um programa de TV da Band chamado CQC. Não sou muito de ver televisão, mas naquele momento, quando cheguei no quarto, parei uns minutos para assistir. Era uma parte do programa CQC chamado: "Piores Notícias da Semana".
Não sei se você já assistiu, são três apresentadores numa bancada e especialmente nesta parte um dos apresentadores, o careca do meio, que não lembro o nome, lê três notícias do jornal, uma de cada vez, os outros dois ficam indignados, sendo que um tenta acalmar os demais e o terceiro comete loucuras ao final da terceira notícia. Na segunda-feira, após ouvir a terceira notícia ele se vestiu com um saco de lixo e ficou esperando o lixeiro levá-lo, tudo por conta das notícias do jornal.
Comentando o assunto com minha sobrinha ela me mostrou através do YouTube, o mesmo quadro em outros programas, quando o mesmo apresentador após as notícias "colocou a cabeça dentro do forno", "saiu na rua para ser propositalmente atropelado", e assim por diante.
Neste fim de semana após ler as notícias dos jornais de Porto Feliz, me senti igual ao apresentador do CQC e fiquei imaginando o programa feito aqui em nossa cidade e com as nossas notícias. Eu elencaria as três piores:
- A primeira seria uma notícia, daquele tipo "pérolas de vestibular", onde uma pessoa mal informada faz uma afirmação que qualquer um com menor conhecimento que tenha na questão chora de rir!!!!!
_ A segunda seria uma forma de promoção pessoal de algo que não existe... apenas para enganar quem lê.
- A terceira e pior notícia da semana, a que daria direito às loucuras do apresentador, trata-se de uma confusão que mexe com a vida de muita gente!!!
É para rir, não, é para chorar!!!!Afinal de contas são as nossas notícias, dentro da comunidade em que estamos inseridos. Não vou contar nem os santos e nem os milagres, vou deixar que cada um descubra por si só!
Só gostaria de deixar um alerta para que cada vez que lermos uma notícia, analisemos a mesma e façamos uma reflexão. Não precisa se jogar no caminhão de lixo, nem colocar a cabeça dentro do forno e muito menos ficar em frente de um caminhão para ser atropelado, basta ser crítico e assumir postura de cidadão que luta para que tais notícias, um dia, desapareça dos nossos jornais!

quinta-feira, 25 de março de 2010

MONSENHOR SECKLER - MINHA HISTÓRIA DE AMOR

Parece que foi ontem, fevereiro de 1974, quando adentrei pela primeira vez naqueles imensos corredores. De uniforme tradicional da cabeça aos pés: saia cinza com cinto vermelho, camisa branca com um bolso bordado as iniciais MS, meias brancas até o joelho e sapatos pretos. Todas nós estavamos assim. Era o primeiro dia de aula, uma nova escola, um mundo novo.
Quanta gente diferente pude ver, minha sala era a última do corredor direito. Começaram a chegar os professores: Sr. Bazzo, D. Maria Antônia, D. Salete, Sr. Valdomiro, D. Aurora, D. Célia, D. Júlia, D. Romilce, enfim tudo era muito legal!
Num certo dia, na saída para o intervalo, vi um garoto que saia da sala da sétima série, que era a última sala do corredor esquerdo. Este olhar ficou marcado para sempre, pois aquele garoto, quinze anos mais tarde, se tornou meu marido. Foi lá que pela primeira vez eu vi o Miguel!
Fiquei lá dois anos. Em 1978, retornei no Ensino Médio, foi quando encontrei um professor que marcou minha vida e me inspirou a ser também Professora de Matemática. Professor Betuel, que brincava com a Matemática e nos mostrava que mesmo aquilo que parece complicado é extremamente simples! Basta compreender!
Fiquei lá três anos, e posso dizer com toda certeza de que o Ensino Médio é a melhor parte da nossa juventude! Fui para a faculdade estudar Matemática e em 1986 me vi novamente lá, nos mesmos corredores, agora não mais como aluna, mas sim como Professora.
Fiquei lá alguns anos como professora temporária, mas em 1999, me senti extremamente feliz quando na cidade de São Paulo, no salão nobre de uma escola na Barra Funda, assinei minha efetivação na EE Monsenhor Seckler.
Tive a oportunidade de coordenar a escola por cinco anos, quando em 2005 parti para outros projetos e de lá me afastei por mais cinco anos. Fevereiro de 2010 retornei. Na minha "segunda mente",definição dada pelo escritor Paulo Coelho para aqueles pensamentos e músicas que nos acompanham instintivamente, ouvi o dia todo a música Aconchego de Elba Ramalho. Era a volta para as raízes, para um lugar que amo muito!
Contei minha história de amor por uma escola, sei que cada um tem a sua. Hoje estamos vivendo momentos conturbados, greves, outras dificuldades que infelizmente não está deixando a festa de sessenta anos ser igual a de cinquenta anos e muito menos a de trinta anos as quais presenciei! Mas independente de qualquer coisa,no dia 30 de março, gostaria que os sessenta anos representasse mais sessenta e muitos sessentas para o orgulho da Educação do nosso município.
Parabéns Monsenhor Seckler! Porto Feliz te ama!

quinta-feira, 18 de março de 2010

RECEBI HOJE... ACHEI SUPER LEGAL

Havia Uma garota cega que se odiava pelo fato de ser cega!!!Ela tbm odiava a todos exceto seu namorado!!!Um dia ela disse que se pudesse ver o mundo, ela se casaria com seu namorado. Em um dia de sorte, alguém doou um par de olhos a ela!!! Então o seu namorado perguntou a ela: Agora que vc pode ver, vc se casa comigo???A garota estava chocada qd ela viu que seu namorado era cego!!! Ela disse: Eu sinto mto, mas não posso me casar com vc pq vc é cego!!! O namorado afastando-se dela em lágrimas disse: Por favor, apenas cuide bem dos meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...Nunca despreze quem ama vc.. As vezes as pessoas fazem certos sacrifícios e nós nem ligamos... Mande para o maior número de pessoas q puder , para q elas se liguem e reflitam q nesse mundo só falta AMOR

quarta-feira, 17 de março de 2010

OS VENTOS DO OUTONO


Já me acostumei a começar o ano com alguns planos e ter que mudá-los já logo de início. Há dois anos minha vida está sendo assim! Só que agora basta! Quero replanejar as coisas e contruir meus planos sobre alicerces fortes que não desmoronem simplesmente porque estão chegando os ventos do outono.
Quero ter paz e agora, mas do que nunca me esforçar pelas coisas que realmente valem a pena na vida!
Certa vez, lá por 2002 ou 2003, não me lembro, um colega de trabalho, uma pessoa que estava quase se aposentando, disse quando viu eu me esforçando para aprender a realizar uma tarefa: "É bom não conhecer muito....sobra muito para a gente depois!"
Ele estava parcialmente certo, é claro que conhecer é sempre bom, porque a ignorância cega o ser humano a ponto de não discernir o certo do errado!....... Mas, conhecer demais é bom? Não sei!!!!!!
Quando conhecemos os bastidores do show, perdemos o encanto, os sonhos, as esperanças! Nos tornamos cépticos e tudo fica desenxabido ao nosso redor.... É por este momento que estou passando!
Será que um dia surgirá algo que realmente vai valer a pena? Algo que não desmorone simplesmente porque chegaram os ventos do outono!

domingo, 14 de março de 2010

VOU VIAJAR COM MIGUEL


NO FINAL DO MÊS VOU VIAJAR COM O MIGUEL. ESPERO PODER MOSTRAR PARA ELE QUE NA VIDA EXISTEM MUITAS COISAS BOAS E TRAÇAR NOVAS PERSPECTIVAS DE VIDA...DISTANTE DE TUDO AQUILO QUE ESTÁ LHE FAZENDO MAL.
ELE ESTÁ SOFRENDO MUITO...ESTAVA TRABALHANDO MUITO, CHEIO DE PLANOS E PROJETOS...DERREPENTE CAIU NO VAZIO!!!
MAS ACREDITO EM DEUS... E SEI QUE SE TUDO ACONTECEU FOI NA HORA CERTA! AGORA VOU AJUDÁ-LO A DEFINIR NOVOS HORIZONTES E PROCURAR SER MAIS FELIZ DO QUE ANTES!!!!!!


sábado, 13 de março de 2010

NOVOS TEMPOS

Estamos vivendo dias de extrema reflexão sobre o sentido das coisas. A cada dia que passa encontro a presença de um Deus verdadeiro que nos livra do mal. E as pessoas !!!! Quantas supresas no meio do caminho!
Envelhecer seria isso? Ver as pessoas que você confiava te trair e ver que aquelas que você achava que não se importava com você.... importam e muito, a ponto de se arriscarem para te defender!!!!!

Um dia você aprende que...

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você é na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você mesmo pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.

Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.

Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.

Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.

Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FELIZ 2010

VAMOS DAR BOAS VINDAS A 2010, FAZENDO VALER A PENA CADA MINUTO DA NOSSA EXISTÊNCIA. FAZENDO O BEM PARA TODOS COM AÇÕES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE TODOS OS SERES HUMANOS!