domingo, 30 de dezembro de 2012

Máquina do tempo


Sábado à noite, TV ligada, ninguém assistindo. Por um instante parei em frente do aparelho e assisti um quadro de um programa de comédia que não gosto muito. Nele um personagem do futuro tentava convencer D. Pedro I a não programar a independência do Brasil e dava mil motivos para isso.
Fiquei pensando, já imaginou se nós tivéssemos esse poder, de retroceder e tentar impedir o mal de acontecer...pura utopia. Mas se eu estivesse em 1940 e soubesse todos os horrores do holocausto, o que eu poderia fazer? Nada!
Mentira, poderia sim, era só pedir para afastar uns anos a mais, já que eu teria este poder e tentar interferir na raiz do problema. Sim, todos os problemas poderiam ser evitados com esta máquina do tempo e com o conhecimento do futuro.
Não temos uma máquina do tempo no nosso dia-a-dia, mas temos conhecimento de coisas que podem acontecer e que podem ser evitadas, porém muitas vezes o convencimento é difícil. É como um pai que implora para o filho que siga o caminho certo, mas nem sempre ele ouve seu pai, ele bebe e dirige, ele não estuda, enfim faz tudo errado!
Por isso cada vez que alguém lhe der um conselho, pense, reflita, tente aprender pelo menos um pouquinho. Ninguém é totalmente do mal e ninguém é totalmente do bem!!!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

RECUSO-ME


Recuso-me a complicar a vida,
A abrir mão das minhas conquistas,
Deixar de lado o que é meu!

Recuso-me a abrir mão dos momentos felizes,
De estar com aqueles que amo,
E de esquecer os amigos que conquistei!

Recuso-me a guardar meu teclado,
Deixar de dedilhar minhas canções prediletas,
Doar a minha biblioteca particular!

Recuso-me a apagar a minha história,
Deixar de sonhar com o futuro,
Colocar de lado tudo o que imaginei!

Recuso-me a abandonar meus hábitos,
Deixar o que resta da minha vida de lado,
Para viver falsas ilusões!

Recuso-me a ficar perto de gente complicada,
Deixar os pessimistas me contagiarem,
Viver neuroses e depressões!

Recuso-me a viver tudo que possa me fazer mal,
Deixar que me dominem ou tentem mudar minhas idéias,
Sou livre e minha liberdade é tudo!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Nunca fui tão feliz!!! Amo vocês!!!

O mundo não acabou, mas um ciclo da minha vida acabou ontem, dia 21 de dezembro de 2012 às 16 horas. Muito difícil, as lágrimas rolaram numa intensidade que eu não conseguia me controlar! Apesar da insegurança que rondou durante os três anos, confesso que nunca fui tão feliz e nunca me realizei tanto profissionalmente.
A história da escola já contei diversas vezes em documentos que deixei lá mesmo para a posteridade e numa postagem existente aqui mesmo neste blog, mas hoje não quero falar disso, quero falar da minha história com a escola.
Passei toda minha vida dentro de escolas e sempre sonhei com o dia que pudesse gerir uma, colocar minhas idéias, transformar sonhos em realidade. Quando fui diretora de educação (2005-2008) sempre quis fazer mais e mais, porém constantemente me deparava com diretores que diziam que isso ou aquilo não era possível. Reclamavam muito dos adolescentes (11-14 anos), diziam que era muito difícil trabalhar com eles.
Eu tinha um sonho dentro de mim, dirigir uma escola e fazer dela a escola que eu quis para mim e provar para muita gente que é possível sim fazer da escola um lugar feliz e que adolescentes têm muitas energias que devemos aproveitar. A chance veio em 2009 com a construção de Escola Prof. Domingos de Marco. Desde a escolha do local até a concretização eu estava junto dando minhas idéias, inserindo meus sonhos.
Iniciamos 2010 num outro prédio, mas independente disso já era uma escola e mesmo improvisando começamos a semear a semente da gestão democrática para uma escola feliz.
Lembro-me da primeira reunião que fiz com os alunos representantes de classe, de quando eles sugeriram para que a cor da escola fosse rosa e preto, da nossa decoração para a copa do mundo de 2010, a escola ficou toda verde e amarelo.
Lembro ainda da luta para preparar o nosso primeiro sete de setembro que num ato irresponsável da diretoria de educação foi cancelado e da frustração das crianças indo embora sem desfilar.
No início de 2010 meu marido Miguel rompeu politicamente com o governo do PT e como meu cargo era comissionado, passei todos esses anos achando que a qualquer momento seria exonerada, fato que me impossibilitou de ter a segurança desejada, mas nem por isso deixei de trabalhar para realizar os sonhos. 
Em setembro mudamos para o prédio novo, entramos pelos fundos até sua inauguração em 28 de outubro de 2010. Em 2011 introduzimos as salas ambientes, armários para todos os alunos e não tive medo da confusão que isso poderia causar. Trabalhamos muito, fizemos muitos eventos, fizemos da Escola Domingos de Marco um lugar feliz.
Ontem um filme passou pela minha cabeça. Continuar como eu estava não poderia mais, a súmula 13 não permite.
Vou mais uma vez enfrentar novos desafios, que não serão fáceis e que não me trarão a felicidade que eu tinha.
Sentirei muita falta dos professores, dos alunos, da energia que eles nos transmitem e apesar de continuar diretamente ligada a escola, não estarei mais todos os dias  passando olhando sala por sala e me surpreendendo porque logo era interrompida, pois já vinha um aluno ou um professor sorrindo, sempre com idéias novas, projetos novos e aquilo me fazia feliz, me deixava viva e cheia de sonhos. 
Como esquecer da biblioteca não comprada pela prefeitura e que num ato de cidadania foi montada pelos alunos? Como esquecer das Festas Teen idealizadas por eles? Como esquecer das quadrilhas de festa junina que improvisávamos? Como esquecer daqueles que chegavam pequeninos e saiam de lá maiores do que eu?  Como esquecer até mesmo dos problemas que tivemos, dos alunos que nos davam trabalho e que frequentavam se não diariamente, pelo menos semanalmente a diretoria? Como esquecer das confusões do oitavo C com o sextinho  para querer ganhar a gincana? Como esquecer as  duas formaturas? Como esquecer das lágrimas que rolaram pelo Wellington e pelo Thiaguinho? Como esquecer dos sorrisos e da felicidade nos rostinhos cada vez que dizíamos: Vai ter excursão? Como esquecer tudo? Não sei! 
Fotos para ilustrar esta postagem, sinceramente não sei qual escolher, são mais de 10.000 num arquivo feito desde o dia 09 de fevereiro de 2010 quando fizemos nossa primeira reunião com os professores.
Muito obrigado para aqueles que confiaram em mim, aos professores que se removeram para uma escola que não existia, que era apenas fruto de promessas, aos pais de alunos que confiaram na minha palavra e fizeram a matrícula dos seus filhos lá no final de 2009, aos funcionários que sempre foram fundamentais para o nosso sucesso. Enfim, nunca fui tão feliz!!! Escola Domingos de Marco, amo todos vocês!!!!!

domingo, 16 de dezembro de 2012

Falando sobre Religião....


Passei a tarde de hoje meditando um pouco sobre o verdadeiro sentido da Religião. Acredito profundamente que todas elas têm objetivos comuns que são nos trazer a paz, nos mostrar o caminho e fazer de nós pessoas melhores e felizes.
Estou numa fase onde pratico minha religião em casa. Sou católica de nascimento e por convicção, mas há algum tempo devido aos problemas de saúde com a minha mãe não tenho saído de casa nem ao menos para ir à igreja. Um dia fui à missa e quando voltei encontrei minha mãe completamente “transtornada”, resolvi não ir mais, porém a minha fé é a mesma.
Casei em treze de maio, porque escolhi casar num dia dedicado a Nossa Senhora. Meu avô tinha uma fé muito forte em Nossa Senhora de Fátima, foi curado num dia dedicado a ela e também faleceu num treze de maio. Testemunhei o milagre da Coroa de Nossa Senhora Mãe dos Homens que ajudou a curar meu irmão, tenho profunda fé em Nossa Senhora Aparecida e orgulho por me chamar Simone Aparecida. Gosto muito de São Benedito por sua humildade e sabedoria, de São Francisco de Assis e adoro ler as cartas de São Paulo, confesso que sou fascinada por São Paulo!
Enfim, tenho a religião católica dentro de mim, mas respeito muito as outras religiões, Cristãs ou não. Acho que o que realmente importa são as atitudes, ou seja, aquilo que os homens trazem dentro de si e como agem.
Fico muito triste quando vejo pessoas querendo tirar vantagens das religiões. Já vimos muitos casos assim, mas constantemente estamos testemunhando atitudes de pessoas que querem em nome de uma religião manter privilégios.
Se o mundo acabar sexta-feira, como estão falando, acho que vou para o inferno. Hoje um Pastor que mal conheço me chamou de irresponsável, ridícula, deseducada e deselegante! O motivo, não vou tocar no assunto, meus leitores não merecem!
Quem sabe eu realmente mereça tudo isso, ele é Pastor, servo de Deus, ele é muito mais evoluído do que eu. Já eu, não sou nada, como já disse, mal vou até a igreja, então acho que sou tudo isso mesmo!!!!

sábado, 8 de dezembro de 2012

MENINAS LINDAS


Minha adolescência e juventude no fim da década de 70 e inicio da década de 80 não foi fácil. Dona de uma timidez sem igual me achava feia, desengonçada enfim, um peso no mundo.
Eu não me adequava muito com as coisas e me achava diferente “um E.T.”, igual ao do Steven Spielberg. Era uma jovem muito romântica, mas não encontrava “um par perfeito” e sinceramente adoraria ter nascido em outra época.
As meninas da minha classe estavam sempre namorando, e eu nada, também não queria. Gostavam de falar “besteiras”, discutir coisas que eu nem sabia do que se tratavam e não fazia questão de saber...coisas nojentas! Eu odiava tudo aquilo e acabava ficando isolada...aquilo não era para mim...
Eu gostava de ler meus romances: Sabrina, Júlia, Bianca...lá tudo era lindo. Mas na minha visão corrompida daquela época, a vida real era uma porcaria, eu não iria me sujeitar a “namorar” apenas para fazer parte do grupo, isso nunca.... Assim fui caminhando e estudando, era só isso que eu gostava de fazer. Passeava bastante também, não perdia os bailes do Clube Recreativo e nenhuma festa. Mas só, sem me envolver com ninguém. 
Passada a adolescência encontrei na igreja, a pessoa certa, com a mesma visão e com os mesmos princípios morais meus. A timidez foi embora e deu lugar a confiança e me tornei a pessoa que sou.
Hoje trabalhando com adolescentes, conheço algumas meninas que são assim, não estão satisfeitas porque se sentem diferentes, porque não falam em sexo, não querem namorar, não gostam de funk, enfim se sentem um ET como eu me sentia...
Esta postagem é dedicada para vocês meninas lindas, continuem assim, sejam vocês mesmas, na vida existe momento para tudo. Nunca façam nada porque “está na moda”, sejam autênticas. Conheci muitas que entraram na "onda" e hoje são infelizes, constituíram famílias que hoje estão desfeitas, porque não havia amor verdadeiro. O amor verdadeiro existe, não deixem que vulgarizem aquilo que é sagrado!
Saibam esperar o tempo certo, lhes garanto que muitas coisas boas lhes aguardam...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SONHOS


Noite escura, silêncio, momento de mergulhar onde o subconsciente quiser nos levar. Surpresas, às vezes, estranhezas sempre presentes naqueles instantes que parecem serem mais reais que a realidade, MAS QUE SÃO SONHOS...
Não entendo a presença em nosso meio, muitos anos depois, da figura paterna que se foi na primavera de 1990, cedo demais! Pergunto o que aconteceu e alguém, não ele, me diz que houve um final feliz e a moléstia se foi e não voltou mais. Descubro que ele sempre esteve conosco, gozando da mais perfeita saúde! ESTE ERA O MEU SONHO...
Vejo também os passos dela, minha mãe, andando rápido demais, indo de lá para cá, com o mesmo espírito de liderança, energia e vitalidade do passado! Também não entendo como aquelas pernas conseguiram novamente sustentar o corpo, mas me alegro muito e não quero despertar! É ESTE MEU SONHO...
Lá, bem no fundo do subconsciente o grande sonho deixado para trás aparece ao ver o ventre fecundado e imenso, uma sensação de felicidade muito grande, sentida uma única vez na vida real, também na primavera de 1990, quando aquele anjo veio me acompanhar. Assim que o pior passou, o anjo também me deixou....E O MAIOR DE TODOS OS SONHOS NUNCA SE REALIZOU...
No meu mergulho, sempre visito um lugar nunca visto antes na vida real, mas que é mais familiar do que a minha própria casa. Lugar simples: a casa muito grande parecendo que lá moram muitas pessoas, a igreja, a vila e até o cemitério me trazem uma sensação de bem estar. Os detalhes são centenários, me sinto protegida apesar de presa e submissa a tudo aquilo, imensamente feliz! Para não entrar em choque com a minha religião pergunto: seriam memórias cromossômicas? De quem? Maria, Carolina, Rita, Pierina, Philomena, Josephina, Leonor, Doralice, Cesária ou alguém mais distante cujo o nome ninguém se preocupou em perpetuar.. Não sei! Onde fica este lugar? Brasil, Itália, África, Alemanha? Também não sei....É UM UNIVERSO PARALELO, É SÓ UM SONHO...
Mais que intrigante é a lembrança da infância, algo fútil, um detalhe nas mãos de uma professora, algo nunca visto antes, mas revelado naquela madrugada de domingo e confirmado na sala de aula na manhã da segunda-feira,  SONHO REAL, COMO PREVI AQUILO?
Mas nem sempre as sensações são boas, a tenebrosa escuridão às vezes aparece trazendo um desespero nunca visto, tragédias, vergonha pela falta da vestimenta adequada, o não conseguir interferir na realidade e o terror na mesma intensidade da felicidade, fazendo com que a alegria seja imensa na hora do despertar e perceber que graças a Deus, TUDO NÃO PASSOU DE UM SONHO!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

REFLEXÃO



  Dedos saltitam insistentes, a alma grita para extrapolar em frases e palavras as angústias contidas no peito que insistem em derrotar a esperança. Instantes desenxabidos, nuvens negras, vento frio, tristeza...
Sofrimento pelas contradições, a distância entre os sonhos e a realidade, algo tão comum que já nem importa mais. As pessoas e o senso comum que insistem em desafiar a lógica...
Olhares distorcidos, vidas vazias, histórias perdidas e análises infundadas. Certo ou errado? Alguém pode analisar verdadeiramente sem cometer erros? Quem pode julgar? Quem tem o poder de penetrar no profundo da alma alheia e detectar a verdade... desconheço!
Nem me atrevo a esforçar em busca de um final feliz. Desfruto do direto de me calar, de silenciar....

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ontem e hoje, todos dormem!!!


Falo das reflexões vividas há aproximadamente vinte dias quando  participei de um congresso onde no seu encerramento aconteceu a apresentação de um grupo teatral que apresentou um musical onde o tema foi os anos 60, mais especificamente o período do golpe militar e da repressão que havia no Brasil. Embalada pelas canções de Chico Buarque, Elis Regina e outros que marcaram aquela década, mergulhei numa reflexão profunda sobre o ontem e o hoje.

Quando aconteceu tudo aquilo eu era criança e não sabia de nada o que estava acontecendo. Meu pai, apesar de ser um operário que estudou apenas até o antigo quarto ano primário era uma pessoa muito culta, lia todos os jornais que encontrava por onde passava, assistia tudo o que passava na TV, principalmente os noticiários e conversava muito comigo.

Lembro-me que ele nunca mencionou nada sobre tudo o que acontecia e vivi os anos 60, 70 e parte dos anos 80 sem a menor noção de nada. A partir da segunda metade da década de 80 tomei conhecimento daquela história não divulgada e tinha como heróis todos aqueles que lutaram para o fim da censura, a volta das diretas, enfim, sentia satisfação e orgulho quando ouvia tais músicas.

Mas, o que estava acontecendo naquela tarde de terça-feira dia 31 de julho de 2012, já não sentia orgulho algum e muito menos satisfação! Senti indignação, primeiro porque aqueles meus heróis caíram por terra e hoje muitos estão envolvidos em escândalos de corrupção. Senti pena dos puros, de que adiantou tantos perderem a vida e agora, o que temos?

A população ouve falar em corrupção a todo o momento e alguns nem sabem o que é isso e os que sabem nem imaginam de que forma isso acontece. Nosso povo mais uma vez está sendo enganado e vive na mesma cegueira que viviam os simples operários, como meu pai, na década de 70. Vem um verso de uma música do Legião Urbana, que faz lembrar São Paulo Apóstolo que diz “...estou acordado, e todos dormem, todos dormem, todos dormem...”

Isso causa indignação e eu pergunto: O que fizemos e o que estamos fazendo? É o dinheiro da saúde, da educação, da promoção social, enfim, são os nossos impostos que abastecem os corruptos! Pelos puros que lutaram e perderam suas vidas por esse país, nós precisamos urgentemente fazer alguma coisa para tudo isso ter um fim e não ficar esperando que o Supremo resolva por nós.

Que Deus nos proteja!

sábado, 7 de julho de 2012

MEU RECADO AOS CANDIDATOS A VEREADOR!!!

Já iniciou o período permitido para a campanha eleitoral, mas até agora, vinte e quatro horas depois ainda não vi nenhum “cavalo paraguaio” correndo em disparada. Eleições municipais é sempre um período de agitação na cidade, é como o futebol, cada um com seu time, tentando defendê-lo e no final conhecemos os vencedores. Uns comemorarão, outros chorarão!

Já pude acompanhar de perto muitas delas, e pela sexta vez consecutiva meu marido Miguel Arcanjo é candidato, seria estranho se não fosse! Mas dessa vez ele não concorre mais como candidato a Vereador, sendo assim tenho liberdade para tecer alguns comentários sobre esta concorrida eleição que segundo a mídia local teremos aproximadamente 300 candidatos.

Campanha para eleição de Vereador é uma das coisas mais complicadas que conheço, por uma série de fatores:

• Geralmente o povo confunde a função do Vereador e acha que ele pode construir, asfaltar, comprar, enfim, fazer uma série de coisas que envolvem dinheiro, só que na verdade ele não pode fazer nada disso. Tais ações são prerrogativas do poder executivo, mas o eleitor espera tudo isso do Vereador. Após quatro anos ele logicamente não fez nada disso e o eleitor estará descontente, sendo assim a probabilidade de reeleição para um Vereador gira em torno de 30% a 40%, não mais do que isso;

• Seria interessante fazer um bolão já nos próximos dias para acertar quais serão os eleitos. Dificilmente alguém acertaria 100%, sempre aparecerão surpresas, pessoas desconhecidas ocuparão espaço na mídia e muitos surpreenderão;

• Fazer musiquinhas para atormentar a cabeça das pessoas, colocar banners de quatro metros de altura e encher a cidade de lixo, não é garantia de eleição. Já vi muita gente investir muito e receber poucos votos;

• Curiosamente já vi candidato fazer carreata particular com direito a trio elétrico para trazê-lo em posição de destaque e não ser eleito, apenas “pagar mico”! Portanto dinheiro ajuda, mas não garante nada;

• Sempre um candidato evangélico surpreenderá, mas de uma eleição para outra nunca é o mesmo Pastor que é eleito, os evangélicos sempre apostam em outro;

• Patrocinadores de times de futebol também têm grandes probabilidades de vencerem;

• Tem candidato a reeleição que costuma enganar o eleitor humilde que desconhece seus direitos. O desavergonhado presta favores encaminhando o eleitor para setores que lhes concedem benefícios e diz que foi ele quem conseguiu. Na verdade tais benefícios são direitos do eleitor. Infelizmente o candidato mentiroso será um provável reeleito;

• A competição é muito grande, a todo o momento você encontrará um concorrente seu. Cuidado para não magoar ninguém e nem crie mágoas dentro do seu coração. As eleições são passageiras, mas o caráter e a dignidade são para a vida toda. Um deslize pode manchar sua imagem para o resto da vida;

• Recomenda-se muito respeito com o outro. Dentro da sua própria coligação você será concorrente dos seus companheiros de chapa. Mantenha a calma, o caráter, o respeito, a postura. Se alguém jogar sujo não faça o mesmo, coloque-se num patamar mais elevado, garanto que você não tem nada a perder com isso;

• Nas últimas eleições um candidato desavergonhado que pertencia ao mesmo partido do meu marido, não sei de que forma conseguiu material de campanha do Miguel e trocou o número. No cartão vinha a foto do Miguel Arcanjo, mas o número era do desavergonhado, feito com uma adulteração visível, mas bem feita. Descobrimos o incidente tarde demais e segundo informações, muitos cartões foram distribuídos. Conto o milagre, mas não conto o santo, só digo que ele também não foi eleito. De que adiantou? Ele apenas sujou sua imagem!

• Tentarão te caluniar, inventar coisas ao seu respeito. Não fique triste, nem pense que isso só acontecerá com você. É o preço de todo aquele que se expõe e que representa perigo para os outros;

• Investir um pouco é necessário, mas faça isso de forma inteligente. Não jogue dinheiro no lixo, chega uma hora que a cidade estará suja de tanto papel e o eleitor não irá ler mais nada. Não vá se endividar porque não vale a pena. Quem desejar votar em você irá votar com muito ou com pouco papel!!

• Candidatos a prefeito, a vice-prefeito, coordenadores de campanha, não façam campanha exclusivamente para um candidato a Vereador. Faça campanha para a legenda porque ele será beneficiado da mesma forma, porém, se você fizer isso ficará muito mal perante aos demais.

Resumindo, é preciso coragem, força de vontade, caráter e respeito. Se você for eleito exerça seu mandato honrando os votos que recebeu, mas não se entristeça caso não acontecer dessa vez, tente outras vezes, um dia você chegará lá. Só não manche sua imagem, não use de mentiras, não jogue sujo porque tudo isso retornará para si mesmo. Todo bem que você fizer retornará em dobro, mas o mal também!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O SILÊNCIO DOS BONS



Quem me dera ao menos uma vez ter de volta todo ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha”.

Impressionante as letras do Legião Urbana. Em índios, Renato Russo expressa um pouco do sentimento de um povo feliz, que vivia em harmonia com a natureza, mas que foi enganado por aqueles que chegaram levando toda sua riqueza e gradativamente conquistaram seu território, acabaram com seus costumes e até com seu povo.
Gosto muito de História, muitos acham que o que passou, passou! Não penso assim, acho que conhecer o passado serve para não cometermos os mesmos erros, valorizar as lutas dos nossos ancestrais e para se aproximar cada vez mais de um mundo mais da perfeição.
Lembro-me como se fosse hoje da minha avó sentada na sua máquina de costura, contando as histórias de seus antepassados e da valorização que ela dava a cada conquista que hoje nos parece muito pouco ou quase nada.
Nossos antepassados lutaram pensando no nosso futuro, assim como nós achamos que estamos lutando pelo futuro dos nossos filhos, sobrinhos, alunos e até daqueles que ainda não nasceram. Será que realmente estamos?
O que não dá para fazer é cruzar os braços e deixar que erros do passado voltem e assistir tudo de camarote como se não tivéssemos nada com isso.
Continuam levando o nosso ouro e rindo de nós. Nos acham nativos incompetentes até para cuidar do que é nosso e através da corrupção, tudo aquilo que poderia ser revertido em benefícios ao nosso povo é levado embora.
Os índios não conheciam nada, portanto não dá para culpá-los, nem para chamá-los de ingênuos e alienados. Nós, ao contrário sabemos muito e em nome dos nossos antepassados que lutaram tanto por nós, que vieram dos mais diversos países do mundo, que fugiram da fome da Itália, que vieram da África nos porões dos navios negreiros e que trabalharam incansavelmente pelo nosso futuro, vamos descruzar os braços e lutar por tudo aquilo que acreditamos.

domingo, 27 de maio de 2012

QUANTA BESTEIRA!!!












Todo fim de semana cansa ficar recolhendo jornais que deixam esparramados pela sala de casa. Tem pelo menos três deles, quando não aparecem alguns já com propagandas políticas ou semanários de outros municípios. Lá estão eles, tomando espaço no sofá, acomodados na estante, dando um ar de desorganização no ambiente.
Tempo para sentar e ler está cada vez mais escasso, porém, entre um momento de arrumação e outro, li algumas notícias que me interessaram. Pura perca de tempo, só serviu para reforçar ainda mais a sensação de ceticismo que paira no ar e a tese de que “estamos perdidos mesmo”!
Minha prioridade de vida hoje é outra, família para mim sempre esteve e estará em primeiro lugar, mas confesso que lá no fundo tenho vontade de um dia “virar candidata” e se vencer alguma eleição, mostrar como se faz!
Arrogância e auto-suficiência confesso que não, sempre fui muito simples e humilde, mas não aguento mais ler e ouvir “tanta besteira”! Entendo pouco de administração pública, mas entendo muito bem tudo o que está ligado a área da educação e fico pasma quando vejo pré candidatos e “jornalistas”, informando tanta coisa errada para a população.
Se acontece com a educação, acontece com todas as áreas, tudo isso porque as pessoas desejam o poder mas não se preparam para isso. Numa das entrevistas que li, o pré candidato disse: “Fala-se que são 300 cargos comissionados. É muito! Bastam 30. Com o dinheiro vamos economizar aí, poderemos implantar algumas de nossas propostas”.
Ele não sabe, mas diretores e vice-diretores das escolas e creches são comissionados. Só aí dá 30, mas é lógico que dá para transformar em cargo efetivo, mas não vai existir a tal economia para ele implantar as propostas!!!!
Dias desses ouvi um vereador (de vários mandatos) afirmar numa entrevista na rádio que “Não existe orçamento no município, porque 49% são destinados para a folha de pagamento, 25% para a educação e 20% para a saúde, sendo assim sobra apenas 6% para todo o resto e não dá para fazer nada”!!!!
Será que ninguém informou o edil que dentro do orçamento da educação e saúde já estão inseridas suas respectivas folhas de pagamento! E eu me achava “imbecil” em 2005 quando assumi a educação, mas estudei muito e nunca cometi um “furo” desses!
Já foram muitos os erros que detectei e todo o dia aparece mais um. Estamos entrando em alta temporada das “baboseiras”, de candidatos a tudo que promete até trazer o mar para Porto Feliz, ou asfaltar o oceano, como diz um amigo meu.
Conselho para todos os pré candidatos a tudo: estudo e uma dose de bom senso faz bem, porque com dinheiro público não se brinca!

domingo, 1 de abril de 2012

Contradição: você ainda quer ser Prefeito?

Para você que está disposto a jogar todas as suas fichas em 2012 para ganhar o executivo municipal, vou tentar provar que “ser prefeito é um desafio que pode se tornar uma fria”.• Em primeiro lugar, tente conversar com algum ex-prefeito e pergunte se ele teve algum problema, se lhe restou alguma “herança maldita”, alguma dívida para pagar, mesmo que seja dinheiro que ele “não pegou para ele”. Eu pessoalmente já conversei com três ex-prefeitos e o que eles disseram não foi nada animador;
• Quando você vencer as eleições vai aparecer gente que você nunca viu, muitos fazendo pedidos, dizendo que fez campanha para você, enfim os oportunistas;
• Muitos daqueles que participaram da sua campanha vão querer um cargo de chefia, mas dificilmente serão capacitados para exercê-lo. E daí, o que você fará, já terá um problema sério para resolver;
• Você vai assumir seu cargo “cheio de gás” e quando chegar ao seu gabinete vai receber um “balde de água fria” tudo porque os funcionários da prefeitura lhe mostrarão o orçamento, a folha de pagamento, e lhe apresentarão pelo menos uma dúzia de problemas para você resolver no mesmo dia;
• Vai ainda se deparar com “serviços paralisados”, isso é, seu antecessor tinha uma série de contratos e você terá que decidir em continuar ou parar. É claro que você vai querer por sua cara no governo, mas até que isso aconteça, como ficarão os serviços paralisados? Será seu primeiro fracasso como prefeito;
• Vão surgir funcionários públicos que foram concursados para exercer uma atividade, mas que não estão contentes e acham que podem executar outra tarefa e quase sempre artística e ainda acham que você pode iniciar seu mandato já ordenando “desvios de função” para eles;
• E a legislação, lembre-se que na administração pública você só pode fazer o que está previsto em lei, enquanto na sua vida particular é o contrário, você só não pode fazer o que a lei proíbe;
• Tem a lei de responsabilidade fiscal, o PPA, a LDO, a LOA, a 8666, os Estatutos, o Fundeb, etc...
• No dia do seu aniversário farão uma festa enorme, você precisará de uma caixa igual tem no aniversário de crianças de classe média e alta, para guardar os inúmeros presentes que receberá. Lembre-se, as festas durarão até acabar o seu mandato, quando acabar, ninguém mais lembrará do dia do seu aniversário;
• Você não dará conta de tudo, precisará de assessores, mas nem todos terão a mesma garra que você. Vai cobrar deles agilidade, mas infelizmente eles aparecerão mostrando-lhe um monte de empecilhos os quais dificultaram a execução das tarefas;
• Irá cobrar responsabilidade nas tarefas, mas infelizmente seus assessores cometerão erros, muitas vezes sem intenção, só que quem responderá será você. É dessa forma que acumulam as “heranças malditas” que você terá que pagar pelo resto da sua vida;
• Você pode resolver demitir seus assessores, trocá-los por outros mais eficientes. O problema é que cada vez que você fizer uma troca todo o conhecimento acumulado por aquele que estava no cargo fica perdido e o novo irá demorar algum tempo para se adaptar;
• Se decidir comissionar assessores de alto nível, lembre-se os salários da prefeitura são baixos e dificilmente você conseguirá pessoas extremamente capacitadas para exercer as funções. Sendo assim terá que trabalhar com o que você tem;
• Já no primeiro mês, primeira semana ou talvez até no primeiro dia você tenha que decidir sobre:
1. O que fazer com a oscip da saúde;
2. Como conseguir médicos;
3. O que fazer para motivar o funcionalismo;
4. Como conseguir agilidade em compras;
5. O que fazer com as assessorias da educação;
6. Como resolver os problemas das estradas rurais;
7. Como trazer empregos;
8. O que fazer com o “tal” presídio;
9. O que fazer com o parque temático (antigo distrito industrial);
10. O que fazer para aumentar o orçamento;
11. Como diminuir o déficit de moradias;
12. Como ampliar o atendimento em creches sem aumentar a folha de pagamento;
13. Como resolver problemas ambientais;
14. E o problema de drogas e alcoolismo;
15. E o trânsito, como resolverá o problema dos estacionamentos no centro da cidade;
16. Como alavancar a cultura e o turismo;
17. Como resolver definitivamente o problema do Museu;
18. E a limpeza das ruas, e os problemas com o mato, buracos, pontes caídas, etc...;
19. E a segurança pública, o que fazer para evitar os problemas de furto, violência no trânsito, etc..;
Enfim, não faltarão problemas para resolver e se você não tem nenhum plano, comece a pensar...
• Aparecerá no seu gabinete uma centena de propostas. A maioria feitas pelos “171s” de plantão, outras sérias. Terá que ter um discernimento muito aguçado para saber qual vale a pena e qual é mal intencionada;
• Nem você nem sua família poderão adquirir nenhum bem móvel ou imóvel. Falarão que você está “roubando a prefeitura”;
• Se você tiver sorte de ter uma câmara de vereadores com maioria, seus projetos serão aprovados com tranquilidade. Porém se você tiver uma câmara oposicionista, se prepare porque sempre os vereadores oposicionistas acharão uma vírgula a mais ou a menos para reprovar seu projeto e emperrar sua gestão;
Acredito que existirão outras dificuldades que deixei de citar aqui, talvez por desconhecimento ou esquecimento, mas creia não é fácil. A administração pública requer conhecimento, muita sabedoria e acima de tudo muita humildade e desprendimento em prol a população.
Se depois de ler tudo isso você tiver alguma dúvida, desista! Mas se você se sentiu encorajado é porque tem vocação. Sendo assim, Boa Sorte!!!!

PS: Falo tudo isso para o Miguel diariamente, mas, não adianta! Ele responde com palavras parecidas com a frase abaixo e com a frase que ilustra minha postagem:

“Aquele que não luta para ter o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”

quinta-feira, 29 de março de 2012

UMA PAIXÃO DE 62 ANOS

AMANHÃ DIA 30 DE MARÇO DE 2012, NOSSA QUERIDA ESCOLA "MONSENHOR SECKLER" ESTARÁ COMPLETANDO 62 ANOS DE HISTÓRIA, FORMANDO O POVO DE PORTO FELIZ.
JÁ FALEI DA MINHA PAIXÃO PELA ESCOLA EM DIVERSAS OCASIÕES, AQUI MESMO NO MEU BLOG, JÁ CONTEI MINHA RELAÇÃO COM ELA E NÃO QUERO ME TORNAR REPETITIVA.

QUANDO AMAMOS ALGUÉM, MESMO SEM FESTA, NÃO ESQUECEMOS DO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO. FICA MARCANDO EM NOSSA MEMÓRIA PARA TODA A VIDA.

TRAGO COMIGO A LEMBRANÇA DE DOIS ANOS DOURADOS NA HISTÓRIA DA ESCOLA:

O PRIMEIRO FOI 1980, QUANDO A ESCOLA COMPLETOU 30 ANOS, NA OCASIÃO EU ERA ALUNA DO ENTÃO TERCEIRO COLEGIAL (ATUAL TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO). PARTICIPEI JUNTO COM MINHA TURMA, O 3º. C NOTURNO DE UMA GINCANA MUITO INTERESSANTE. FIZEMOS DE TUDO PARA GANHAR, MAS FICAMOS COM UM SEGUNDO LUGAR.

O SEGUNDO ANO DOURADO FOI 2000, QUANDO A ESCOLA COMPLETOU 50 ANOS. NA OCASIÃO EU OCUPAVA O CARGO DE COORDENADORA PEDAGÓGICA DO CURSO NOTURNO. FOI UMA SEMANA DE FESTA, QUE INCLUIU DESDE UM DESFILE COM A FANFARRA PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE ATÉ FESTAS, VISITAS, E DEMAIS EVENTOS. FOI MUITO BOM!

O PAINEL QUE ILUSTRA É CONSTITUÍDO POR FOTOS DE ALGUNS COLEGAS QUE HOJE FAZ A ESCOLA. ESTÁ FALTANDO MUITA GENTE, PEÇO DESCULPAS E PEÇO QUE MESMO SEM ESTAR NA FOTO, TAMBÉM SINTAM PARTE DA NOSSA FAMÍLIA.

PARABÉNS ESCOLA QUERIDA. PORTO FELIZ TE AMA!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

PROFESSORES DO ESTADO, MAIS UMA VEZ LUDIBRIADOS!

Força e inteligência são atitudes que todos os governo gostam de demonstrar para impor respeito ou intimidar, principalmente os funcionários públicos, mais especificamente os professores. Não estou dizendo aqui que os governos erram em 100% dos casos, mas o que vi ontem foi uma prova de que dizer que educação é prioridade está apenas no discurso.
Em 2008 com a aprovação da lei 11738 que norteia a construção dos planos de carreira e estatuto do magistério, um dos principais pontos debatidos foi o artigo 4º que versa sobre o emprego dos 2/3 da jornada de trabalho com o aluno e o outro 1/3 para realização de reuniões pedagógicas, preparação de aulas, correção de provas e demais atividades extra-classe. Na época estados e municípios entraram na justiça dizendo que não tinham condições financeiras para cumpri - lá, até que no início do ano passado o Supremo Tribunal Federal determinou seu cumprimento imediato.
Passou um ano e todos estavam aguardando a nova tabela de hora/aula, hora em trabalho pedagógico e hora livre. Até que minutos antes da atribuição das aulas para o ano de 2012 chegou o documento com as orientações e segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a tabela proposta cumpria rigorosamente a lei.
Certamente orientados por matemáticos do setor empresarial, conseguiram através da transformação de hora/aula para hora/relógio, provar que eles já estavam cumprindo a lei e que a diferença era de apenas uma aula. Cálculo certíssimo que nenhum matemático encontrará erros. Ou seja, trocou seis por meia dúzia!
Assim os quase duzentos mil professores da rede estadual de São Paulo, esperançosos em ter melhores condições de trabalho a partir de 2012 foram surpreendidos com esse “Golpe do Estado”, que provavelmente será copiado pelos demais estados e pelas prefeituras do país todo, agradecidos e abençoando a bela fórmula do governo Alckmin.
São inteligentes os nossos governantes? Não, incompetentes e irresponsáveis! Perderam a oportunidade de tentar resgatar um pouco da dignidade dessa categoria que há muito tempo vem sofrendo com o descaso.
Na década de 80 quando eu ainda era estudante, li um livro intitulado “Virando a própria mesa” do Ricardo Semler e desde então percebi que aqueles que trabalham felizes, sua produtividade é muito maior. Infelizmente parece que nem todos pensam assim e adoraram exercitar diariamente a prática de “irritar” seus subalternos.
Estou comentando o fato porque chamou muito a minha atenção. Num país onde milhões "vão para o ralo" através da corrupção, ficar criando fórmulas para ludibriar professores é no mínimo absurdo!
Não sei os reflexos de tudo isso, acredito que a maioria ainda não tomou conhecimento da situação, só sei que a Educação é a única forma de mudança da sociedade e a arma para vencer essa guerra está nas mãos dos professores.



PS: Costumo escrever sobre os fatos que acontecem ao meu redor e dar minhas opiniões. O que aconteceu ontem não me afetou em nada, aliás estou muito feliz e agradecida com o trabalho que me foi designado para o ano de 2012. Ocorre que algumas pessoas dizem que quando defendo os professores estou "olhando para o próprio umbigo". De forma alguma, quando eu acho que nós professores falhamos também costumo comentar. A Educação é meu universo, eu não poderia debater sobre outra coisa, concordam?